Umuarama

Balanço dos primeiros 80 dias de 2023 aponta que mulheres são 60% das vítimas de covid em Umuarama

Nesses primeiros 80 dias de 2023, 857 pessoas foram diagnosticadas com covid-19 em Umuarama – 513 mulheres (60%), 320 homens (37%) e 24 crianças (3%). Os mais novos casos foram divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde no Boletim Covid desta terça-feira (21) e são 17 – 12 mulheres, três homens e duas meninas de seis anos cada (ambas não tomaram nenhuma dose da vacina).

Segundo relatórios emitidos pelas instituições hospitalares credenciadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde), uma senhora de 83 anos, que tomou duas doses da vacina, continua internada na enfermaria do Hospital Cemil. O número de pessoas em isolamento domiciliar é de 119, sendo 119 casos ativos e outros nove suspeitos.

Desde o início da pandemia, em março de 2020, 42.099 casos de covid foram confirmados e 41.629 pessoas se recuperaram. Neste período foram oficialmente registradas 360 mortes pela doença. Diante desses números, a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) classifica Umuarama com bandeira verde, quando o risco de contaminação é considerado baixo.

Em levantamento realizado pela Secretaria de Saúde, do total de pessoas contaminadas em três anos de pandemia, 51,4% são mulheres, 40,9% são homens e 7,6% são crianças. Com relação aos óbitos no período, as mulheres também são maioria, com 55,2%, e os homens representam 44,8%.

As comorbidades associadas aos óbitos são, em primeiro lugar a hipertensão, em segundo lugar o diabetes e em terceiro lugar as doenças cardiovasculares – depois vêm obesidade, doenças neurológicas, doenças pulmonares, doenças renais e tabagismo.

OBemdito com Assessoria

Redação

Recent Posts

Jaú de 100 quilos capturado no Rio Ivaí bate recorde e é oficialmente o maior do Brasil

Pescador de Maringá tem captura homologada pela BGFA Recordes e conquista dois títulos nacionais

12 minutos ago

PCPR prende veterinário que prescreveu 112,6 mil frascos de cetamina em 4 anos

A substância é um medicamento veterinário que estava sendo utilizada como droga alucinógena

48 minutos ago

BPFron apreende 3,5 toneladas de maconha e recupera caminhonete furtada em Umuarama

Ação integrada apreende droga, cigarros e recupera veículo carregado em Mundo Novo (MS)

1 hora ago

Concessionária Uvel promove liquidação histórica com Operação Limpa Pátio

Campanha oferece descontos inéditos, bônus na troca e condições de fábrica

2 horas ago

Quatro homens morrem em confronto com a Rone no Paraná

Suspeitos reagiram à abordagem policial em Piraquara; grupo era investigado por furto a imóvel de…

2 horas ago

Colisão traseira derruba motociclista na PR-482 durante lentidão no trânsito

Colisão traseira ocorreu na manhã desta quinta (4), entre Maria Helena e Umuarama

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais