Foto ilustrativa: https://www.deficienteciente.com.br/
Umuarama vai discutir nesta quarta-feira (15) vários pontos da Lei Brasileira de Inclusão, em um evento coordenado em parceria entre o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMDPD) e a Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana (Sestram).
Toda a população é convidada para participar da Consulta Pública que vai abordar a ampliação de vagas de estacionamento PcD na região central da cidade. O encontro será às 19h30 na Câmara de Vereadores.
Elidiamara Simões Nunes, presidente do CMDPD, é considerada pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, e que, em interação com uma ou mais barreiras, pode ter obstruída sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
“É pensando nessa condição básica que nos juntamos à Sestram e a toda a sociedade para discutirmos a garantia de vagas de estacionamento rotativo às PCD”, observa.
Já o secretário da Sestram, Elizeu Vital da Silva, comenta que para que os espaços possam ser mais democráticos, exige que a administração municipal adote as providências que tragam soluções para garantir conforto e segurança para todos os usuários de estacionamento, principalmente para pessoas com quaisquer tipos de limitações.
“O município, por meio da Sestram, da Umutrans e outras entidades parceiras, está estudando um novo modelo de estacionamento rotativo pago, desta forma, esta é a hora de discutirmos com o CMDPD a situação sobre as vagas especiais para pessoas com deficiência”, ressalta.
Vital acrescenta que é fundamental que representantes de toda a sociedade participem dessa Consulta Pública para examinar e avaliar o maior número de soluções tecnológicas, colher subsídios e informações úteis que servirão de base e critério para eventual contratação de empresa especializada na prestação de serviços de gerenciamento de vagas de estacionamento.
“De acordo com Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), 5% do total de vagas do estacionamento regulamentado deve ser destinado a pessoas com deficiência. Em Umuarama, além de garantir essa determinação, pretendemos, dentro do possível, ainda ampliar esse número”, pontua o secretário.
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais