Fotos: Assessoria PMU
Nesta semana, a Expo Umuarama 2023 também faz parte da rotina escolar da Rede Municipal de Ensino. Entre segunda (13) e quarta-feira (15), mais de 1 mil alunos de 22 estabelecimentos de ensino da cidade e dos distritos estão visitando o Parque de Exposições Dario Pimenta da Nóbrega durante o dia, para conhecer algumas das atrações e participar de oficinas educativas realizadas com parceiros do município.
O prefeito Hermes Pimentel e o presidente da Sociedade Rural de Umuarama, Milton Gaiari, acompanharam a secretária municipal da Educação, Mauriza de Lima Menegasso, durante as visitas na tarde desta segunda-feira.
A primeira oficina foi de educação financeira, em parceria com a cooperativa de crédito Cresol, depois foi a vez de robótica com a equipe do Colégio Sesi e Senai e por fim a oficina de construção de games, com o projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), realizado pelo Sebrae.
“Tudo isso é uma oportunidade de ampliar as percepções e despertar o interesse por novos conhecimentos entre os alunos, o que vai além do passeio e da diversão com a visita ao parque. Além das oficinas os alunos visitam a Fazendinha, que reúne diversas atrações voltadas ao campo e à medicina veterinária, e também visitam os animais em exposições nas baias, que são um dos grandes atrativos da Expo Umuarama”, afirmou a secretária Mauriza Lima.
Após as orientações de agentes financeiros sobre a importância de começar a poupar dinheiro logo cedo, bem como definir objetivos e desenvolver o pensamento empreendedor, o prefeito Hermes Pimentel fez um breve relato da sua trajetória profissional.
“Eu venho do sítio e já adulto me mudei para a cidade. Trabalhei em construções e de leiteiro, mas quando decidi abrir um mercadinho a minha vida começou a mudar. Hoje, depois de 17 anos trabalhando com mercado, tenho três lojas e geramos 75 empregos que garantem o sustento de mais de 70 famílias”, relatou.
Por isso, continuou o prefeito, “é importante saber poupar e ter objetivos na vida, ser trabalhador, honesto, econômico e se planejar para comprar as coisas sempre a vista”, recomendou. Entre as crianças, em breves relatos algumas já demonstrar consciência. “Temos até empreendedores no 5º ano, alunos que produzem e vendem pulseirinhas artesanais, entre outros artigos”, lembrou a secretária Mauriza.
O pecuarista Milton Gaiari parabenizou o município pela iniciativa em levar os alunos para o parque de exposições, lembrou que a Sociedade Rural de Umuarama doou 9 mil ingressos para os pais levarem os filhos estudantes da Rede Municipal ao parque de diversões e disse quer vê-las no futuro trabalhando pela cidade e, quem sabe, durante a Expo Umuarama. “Vamos estudar que esse é o caminho para o futuro”, recomendou.
As visitas de alunos das escolas municipais ao Parque de Exposições continuam nesta terça-feira, 13, bem como as oficinas de educação financeira, aplicações e investimentos; demonstração robótica, exposição e guerra de robôs (exposição de arduino – uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e placa única) e por fim a oficina de construção de games.
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais