Umuarama

Contribuintes de Umuarama podem destinar parte do IR para entidades de assistenciais da cidade

O prazo para a declaração do Imposto de Renda (IR 2023 ano base 2022) já começou. O que muitas pessoas ainda não sabem é que elas podem ajudar as instituições assistenciais da cidade onde residem destinando parte do imposto que precisa ser pago ao governo federal.

Por isso, diversas entidades representativas de Umuarama estão realizando uma campanha para orientar a população sobre como fazer para deixar parte do imposto na cidade. Ao fazer a declaração, o contribuinte pode destinar parte do imposto devido ao Conselho Municipal da Criança e do Adolescente ou ao Conselho Municipal dos Direitos do Idoso.

“Ele pode destinar 3% do imposto devido para cada um dos conselhos, isso significa que, mesmo que a pessoa tenha o imposto restituído, ela pode fazer doação. Esse dinheiro vai para os conselhos e nos conselhos as entidades que trabalham com crianças e adolescentes e com idosos são selecionadas a partir dos projetos apresentados”, explica o presidente do Sincouma (Sindicato dos Contabilistas de Umuarama), Jean Coradini.

Conforme ele, o recurso é destinado a partir do imposto devido, ou seja, de qualquer forma o contribuinte terá que desembolsar este valor. “Se não fizer a destinação a pessoa vai pagar do mesmo jeito, só que esse recurso vai para Brasília e não vem para a cidade. A vantagem de fazer a destinação é que o recurso ficará no município” pontua ao explicar que só pode fazer a destinação quem faz a declaração pelo modelo completo, pelo modelo simplificado, não é possível.

Atualmente existem 22 entidades ligadas a área da criança e adolescente castradas para receber os recursos. Para conhecer as entidades basta acessar o endereço eletrônico https://cmdcaumuarama.com.br. Já quem quiser mais informações sobre as entidades ligadas aos idosos pode clicar aqui.

Outras informações sobre a campanha podem ser obtidas com as seguintes entidades: Sincouma (Sindicato dos Contabilistas de Umuarama), Aciu (Associação Comercial Industrial e Agrícola de Umuarama), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), prefeitura de Umuarama, Câmara Técnica de Assuntos Comunitários e  CDU (Conselho de Desenvolvimento de Umuarama).

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Umuarama: Trecho em pavimentação na Estrada Iara já recebe capa asfáltica

A execução acontece através de mão de obra e equipamentos da Prefeitura, além de recursos…

23 minutos ago

PM prende duas pessoas com cigarros contrabandeados em Umuarama

A carga de cigarros contrabandeados totalizou 9 caixas e foi entregue na Polícia Federal de…

1 hora ago

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

2 horas ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

2 horas ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

2 horas ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

3 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais