Umuarama

Alunos do IFPR Umuarama criam placas de identificação em Braille utilizando impressora 3D

Estudantes do curso Superior Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Técnico em Informática Integrado ao Ensino médio do IFPR campus Umuarama participaram de um projeto que tem como objetivo tornar mais acessível a identificação de espaços públicos para pessoas com deficiência visual. Trata-se de placas de identificação em Braille, produzidas em uma impressora 3D.

A iniciativa partiu do prof. coordenador do projeto Eduardo Goiano da Silva, que, ao perceber a dificuldade que muitas pessoas com deficiência visual enfrentam para se locomover em espaços desconhecidos, decidiu buscar uma solução. Foi então que surgiu a ideia de criar placas com informações em braille, que permitissem que essas pessoas pudessem se orientar com mais facilidade.

O processo de produção das placas envolve a utilização de uma impressora 3D, que permite a criação de objetos em três dimensões a partir de um arquivo digital. Os estudantes utilizaram um software de modelagem para criar as placas e, em seguida, as imprimiram nas impressoras 3D disponíveis no IFPR campus Umuarama.

A iniciativa foi muito bem recebida pela comunidade local e tem despertado interesse em outras escolas e instituições, inclusive após a elaboração e instalação das placas nas dependências do campus, os estudantes produziram placas de identificação para Apadevi Umuarama (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais), sendo uma experiência foi muito enriquecedora, pois além de contribuir para a sociedade, eles também tiveram a oportunidade de aprender novas habilidades, como sistema de escrita tátil e design.

A criação das placas de identificação em Braille em impressora 3D é um exemplo de como a tecnologia pode ser utilizada para promover a inclusão e acessibilidade, destaca o prof. Eduardo Goiano.

(Assessoria IFPR)

Redação

Recent Posts

Vídeo mostra homem usando pedra para tentar estourar porta e furtar empresa em Umuarama

A Polícia Militar (PM) de Umuarama prendeu em flagrante um homem de 42 anos após…

14 minutos ago

PM registra casos de violência doméstica em Altônia, Pérola e Xambrê

A violência doméstica mobilizou as equipes da Polícia Militar (PM) nos municípios de Altônia, Pérola…

46 minutos ago

Para onde vão as lâmpadas descartadas pelos umuaramenses? OBemdito responde

Lâmpada queimada não deve ir para o lixo comum. Veja 11 locais em Umuarama onde…

13 horas ago

Mulher avança com espeto contra pedestre e é contida com Taser em Umuarama

Segundo a PM, mulher de 49 anos apresentava sinais de surto e também tentou arremessar…

13 horas ago

Família comunica o falecimento de Augusta Maria de Jesus, aos 108 anos, moradora de Xambrê

Matriarca de cinco gerações morreu na madrugada deste domingo (23), após ser internada por complicações…

14 horas ago

INSS libera consignado sem biometria facial; veja o que muda

Aposentados e pensionistas que não possuem biometria nas bases do governo poderão autorizar empréstimos pelo…

14 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais