Foto: Assessoria IFPR
Estudantes do curso Superior Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Técnico em Informática Integrado ao Ensino médio do IFPR campus Umuarama participaram de um projeto que tem como objetivo tornar mais acessível a identificação de espaços públicos para pessoas com deficiência visual. Trata-se de placas de identificação em Braille, produzidas em uma impressora 3D.
A iniciativa partiu do prof. coordenador do projeto Eduardo Goiano da Silva, que, ao perceber a dificuldade que muitas pessoas com deficiência visual enfrentam para se locomover em espaços desconhecidos, decidiu buscar uma solução. Foi então que surgiu a ideia de criar placas com informações em braille, que permitissem que essas pessoas pudessem se orientar com mais facilidade.
O processo de produção das placas envolve a utilização de uma impressora 3D, que permite a criação de objetos em três dimensões a partir de um arquivo digital. Os estudantes utilizaram um software de modelagem para criar as placas e, em seguida, as imprimiram nas impressoras 3D disponíveis no IFPR campus Umuarama.
A iniciativa foi muito bem recebida pela comunidade local e tem despertado interesse em outras escolas e instituições, inclusive após a elaboração e instalação das placas nas dependências do campus, os estudantes produziram placas de identificação para Apadevi Umuarama (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais), sendo uma experiência foi muito enriquecedora, pois além de contribuir para a sociedade, eles também tiveram a oportunidade de aprender novas habilidades, como sistema de escrita tátil e design.
A criação das placas de identificação em Braille em impressora 3D é um exemplo de como a tecnologia pode ser utilizada para promover a inclusão e acessibilidade, destaca o prof. Eduardo Goiano.
(Assessoria IFPR)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais