Umuarama

Conselho Regional de Medicina Veterinária determina realocação para clínica da Saau

A mudança é necessária porque o espaço para cuidar dos animais em tratamento não pode ser o mesmo do canil

Foto: Danilo Martins/OBemdito
27 de fevereiro de 2023 11h32

Após uma determinação do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) de Curitiba, a clínica veterinária da Saau (Sociedade de Amparo aos Animais de Umuarama) deverá mudar de endereço até o prazo de 20 de março de 2023. De acordo com o órgão, a mudança é necessária devido ao espaço para cuidado de animais em tratamento não poder ser a mesmo do canil, que atualmente comporta mais de 1.300 animais.

OBemdito conversou com a presidente da Saau, Ana Maria Polaquini, que explicou que a denúncia que levou o CRMV até a vistoria da entidade em junho de 2022 foi feita anonimamente, e apontava para supostas irregularidades devido ao trânsito de animais abrigados próximo ao ambiente de tratamento dos enfermos.

Na época, eles determinaram o prazo até janeiro de 2023, porém como não foi possível cumprir a determinação dentro do período, a entidade solicitou um novo prazo, que foi estendido até o dia 20 de março deste ano.

Ainda segundo Ana, apesar do prazo limite estar se aproximando, tudo está de acordo para que a clínica seja realocada para um novo endereço, na rua Doutor Camargo. "Estamos resolvendo tudo, a clínica vai ficar melhor", garantiu, reafirmando que atualmente a clínica segue operante.

O CRMV também definiu que o endereço do canil seja realocado, pois atualmente ele fica ao lado do Aterro Sanitário de Umuarama, podendo oferecer riscos sanitários aos gatos e cães cuidados pela entidade. De acordo com Polaquini, o terreno para o novo canil também já foi definido, e será no parque Jabuticabeiras.

Segundo ela, o prazo limite para mudança do canil se encerra no início de 2024.

Necessidades urgentes

Atualmente a Saau está arrecadando ração e dinheiro para a compra de alimentos para os mais 1.300 animais abrigados, dentre cães e gatos, incluindo filhotes.

Quem quiser pode doar ração, neste caso existem casas agropecuárias onde o doador compra o produto e a empresa faz a entrega diretamente na Saau. Ou a equipe da entidade passa recolher.

Doações também podem ser entregues também na sede da Saau, localizada na rodovia PR-482, na saída para Maria Helena. Ou entrar em contato com a presidente da entidade, Ana Polaquini, pelo telefone (44) 99945-8902.

As doações de qualquer valor em dinheiro são aceitas através da chave Pix: saau.umuarama@gmail.com. A entidade também aceita depósito em conta bancária (Agência 0570 Conta 976-2 Operação 03).