Colunistas

Neste 2023, o Parque de Exposições está completando 50 anos de sua construção

E foi palco de 48 feiras agropecuárias – poderiam ter sido 50, mas a covid impediu duas…

A primeira Exposição Feira Agropecuária de Umuarama, em 1974, com a sigla EXAPIU - Fotos: Acervo Italo Fábio Casciola
15 de fevereiro de 2023 20h30

Depois de uma forte mobilização dos pecuaristas do município de Umuarama, foi fundada oficialmente a Sociedade Rural. E ela nascia já com um forte objetivo: construir um Parque de Exposições, onde aconteceriam feiras que mostrariam através dos seus vários segmentos o enorme potencial econômico do município e do Noroeste paranaense.

Esse grande projeto parecia impossível naquele passado já distante, década de 1970, pois exigia altos recursos na compra do terreno, na construção dos pavilhões para acomodar os animais e toda a infraestrutura necessária para a promoção de eventos agropecuários.

Felizmente, a idéia dos antigos ruralistas de tornar realidade a tão sonhada obra se concretizou em 1973 graças ao empenho e apoio do então prefeito Henio Romagnolli e da comunidade umuaramense para adquirir a área e dar o pontapé inicial concretizando o projeto.

A Prefeitura disponibilizou possantes máquinas e equipes de trabalhadores executando as obras de terraplenagem e edificação das instalações elementares necessárias para realizar a primeira mostra.

Durante pouco mais de oito meses um batalhão de engenheiros e operários concluíram a mega obra, que antes parecia uma missão impossível... Friso que era uma mega obra porque naquele tempo em Umuarama nunca tinha sido executado um projeto dessa grandeza e de tanta importância para a pecuária e outros setores da economia local.

Vale ressaltar que pioneiros apoiaram o desafio com doações para os pavilhões para o gado e em menos de um ano estava tudo pronto para a primeira EXAPIU no verão de 1974.

Motoniveladoras e máquinas pesadas executaram os serviços de terraplenagem preparando o terreno para a construção do Parque de Exposições - Foto: Acervo Italo Fábio Casciola

NO VERÃO DE 1974 ACONTECEU A PRIMEIRA FEIRA AGROPECUÁRIA

Era a manhã ensolarada de 18 de fevereiro de 1974, verão quentíssimo como costuma ser essa estação em Umuarama. A cidade amanheceu em festa e todo mundo correu em direção ao grande Parque de Exposições para testemunhar a sua inauguração. Os pecuaristas comemoravam essa data histórica devidamente trajados a rigor com belos chapéus e botinas novas, enquanto que as autoridades exibiam seus elegantes ternos mesmo com o forte calor.

Isso porque naquele evento estava presente a autoridade máxima do Paraná, o então governador Emílio Gomes. Merece registro que a Sociedade Rural prestou-lhe homenagem especial batizando o Parque com seu nome. Detalhe: o Parque de Exposições ostentou esse nome durante uma década. Quando faleceu Dario Pimenta Nóbrega, presidente da primeira EXAPIU e pioneiro da pecuária, é que esse centro de eventos passou a ter o seu nome.

A primeira Exposição Feira Agropecuária de Umuarama, em 1974, com a sigla EXAPIU - Foto: Acervo Italo Fábio Casciola

UMUARAMA ESTAVA PREDESTINADA A SER A ‘CAPITAL DO BOI’

Para ilustrar ainda mais este registro histórico devo acrescentar que, até então, só as maiores cidades paranaenses, como Curitiba, Londrina e Maringá, tinham um Parque de Exposições. Naquele momento já se previa que Umuarama seria a futura ‘Capital do Boi’, o que realmente se confirmou, pois atualmente possui o maior rebanho bovino do Estado e uma feira agropecuária que conquistou status internacional. (ITALO FÁBIO CASCIOLA)

Foto: Acervo Italo Fábio Casciola