Foto: Assessoria
Os preparativos para a volta às aulas na rede municipal entraram na reta final. Na quinta-feira (2), e nesta sexta (3), os professores de todas as unidades educacionais de Umuarama estão reunidos em suas escolas para estudos e planejamento. As atividades se estendem pela manhã e tarde, sob a coordenação dos diretores.
A preparação mais efetiva para o início do ano letivo começou no último dia 27, com assessoria de gestão escolar à direção e coordenação pedagógica das escolas e CMEIs (centros de educação infantil do município), embora internamente, na Secretaria Municipal de Educação, o trabalho seja contínuo para que as aulas retornem sem problemas na próxima semana – cerca de 9.500 alunos retornam às salas de aula no dia 8, na educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos (EJA).
Nos últimos dias, a equipe docente de cada unidade educacional tem discutido a organização do trabalho pedagógico, período diagnóstico, portfólio e preenchimento do LRCOM (Livro Registro de Classe On-line Municípios).
Na Escola Municipal paulo Freire, a maior da rede municipal com cerca de 620 alunos, o trabalho foi conduzido pela diretora Cleudimar Guijo Rissato e coordenadoras Mariana Emília Salesse e Juliane Siqueira de Souza Lavado. Participaram os 38 professores da instituição, que conta com 27 turmas, duas salas do Clube do Saber e mais uma sala de recursos multifuncionais.
Na Divisão de Alimentação Escolar, as nutricionistas do município se reuniram nesta sexta-feira com os auxiliares de serviços gerais que atuam nas cozinhas dos CMEIs para a formação intitulada
“Práticas de novas receitas para alimentação escolar”. O treinamento visa orientar o trabalho das merendeiras sobre a Resolução 06/2020 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que proíbe a oferta de alimentos ultraprocessados e a adição de açúcar, mel e adoçante nas preparações culinárias e bebidas para as crianças de 0 a 3 anos.
O período de preparação também teve reuniões on-line (home office) e discussão de temas como o círculo de construção de paz e o projeto Justiça Restaurativa, palestras sobre boas práticas de manipulação e higiene de alimentos, malefícios do consumo do açúcar na idade escolar e saúde do trabalhador (acidentes de trabalho e postura correta).
Na próxima segunda-feira, 6, será transmitida uma palestra on-line pela plataforma Youtube com o tema “A inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista: fundamentos pedagógicos”, ministrada pela professora Fernanda Carvalho Polônio, e na terça-feira (7), duas palestras presenciais encerram o ciclo preparatório – “Ensino e amorosidade docente: um compromisso humanizador com as crianças” e “Planejamento e sequência didática: protagonismo compartilhado na educação infantil”, com a professora Marta Furlan.
Esse momento final da preparação acontecerá na parte da manhã e no período da tarde, no teatro do Centro Cultural Vera Schubert, com a participação de todos os professores da Educação Infantil e direção dos CMEIs e escolas municipais.
OBemdito com Assessoria
Com 32,3 milhões de bilhetes gerados, mais de 3,3 milhões de consumidores concorrem ao último…
Secretaria orienta pacientes a manter cadastro atualizado e avisar UBS em caso de falta
Programa oferece 378 vagas para castração gratuita de cães e gatos
Motorista fugiu após colidir caminhonete suspeita; carga é avaliada em R$ 1,6 milhão
Escolha reforça a estratégia de diversificar os estilos musicais da Feira
Evento segue até domingo (7) com condições exclusivas, taxas atrativas e ampla oferta de veículos…
Este site utiliza cookies
Saiba mais