Foto: Assessoria
Um novo sistema para evitar alagamentos em momentos de grande volume de chuvas está sendo implantado pela Secretaria Municipal de Obras no Conjunto Habitacional Sonho Meu. Trata-se de um reservatório subterrâneo para armazenar a água que exceder a capacidade de escoamento da rede de galerias pluviais.
“Esta primeira unidade servirá para testarmos a eficiência do sistema, mas ele já é muito utilizado nos grandes centros e até fora do país”, disse o prefeito Hermes Pimentel.
O reservatório nada mais é do que uma grande caixa com paredes em concreto armado com 10 metros de comprimento por 2,5 metros de largura e três de altura, construída no subsolo e ligada à rede de drenagem pluvial.
“Apenas o fundo da caixa não é concretado. Ele recebe apenas uma camada de pedra ‘rachão’ para que a água acumulada vá se dissipando naturalmente para o solo. O sistema será acionado quando a rede de galerias ‘afogar’, ou seja, não conseguir dar vazão total à água nos momentos de chuva mais pesada, que geralmente são rápidos”, explicou o secretário de Obras, Gleison Alves de Andrade.
A construção da caixa foi iniciada nesta semana por uma empresa prestadora de serviços do município, sob o terreno do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) do Sonho Meu, próximo do cruzamento das ruas Graciliano Ramos com Manoel Antônio de Almeida. Após a conclusão, os resultados serão monitoradores para testar a sua eficiência.
“Dependendo dos resultados, poderemos utilizar esse sistema em outras regiões da cidade, onde a ampliação da rede de galerias pluviais exigiria investimentos vultuosos. Uma das possibilidades é a região central, onde hoje é praticamente inviável remover toda o asfalto, escavar e implantar tubos de grande dimensão entrelaçados com antigas redes”, lembrou o prefeito.
Pimentel citou com exemplo o baixadão da região central, compreendendo trechos das avenidas Brasil, Paraná e Castelo Branco, cortadas pela rua Governador Ney Braga. Apesar de toda a manutenção e limpeza de galerias realizada pelo município, em momentos de chuva muito intensa ainda ocorrem alagamentos próximo à agência do Banco do Brasil e na direção da Prefeitura.
“Caso as caixas de contenção se mostrem eficientes, poderemos no futuro implantá-las a partir do Bosque Uirapuru, nas imediações do Umuarama Country Club e até na avenida Flórida, captando o excedente de água das chuvas e eliminando os alagamentos nas proximidades do Banco do Brasil”, reforçou Pimentel. A caixa em construção do Sonho Meu tem capacidade aproximada de 75 m³.
Caso ela esgote sua capacidade, uma tubulação fará a descarga em outro ponto da rede de galerias pluviais. “Mas é necessário muita água para encher uma caixa desse porte, uma vez que o fundo dela é aberto e a drenagem é feita diretamente no solo”, completou o prefeito.
OBemdito com Assessoria
O forte temporal que atingiu Umuarama na tarde desta terça-feira (29) causou muitos estragos e,…
A Operação Bota-fora, realizada pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos, superou a marca de 1,5…
Umuarama ainda pode registrar chuva entre o fim da noite desta terça-feira (29) e o…
Equipes da Sanepar trabalham para regularizar a situação
O contador João Paulo Siqueira dos Santos, de 41 anos, está internado no Hospital Nossa…
O advogado Rafael Paião, 42 anos, morreu após ser atingido pelo desabamento de parte da…
Este site utiliza cookies
Saiba mais