Paraná

Sanepar completa 60 anos como importante órgão para desenvolvimento do Paraná

Em seis décadas, completadas nesta segunda-feira (23), a Sanepar mudou a vida dos paranaenses e dos municípios do Paraná. Ao longo desse período, os investimentos da Companhia garantiram mais saúde e qualidade de vida à população. Nos 345 municípios onde atua no Estado e em Porto União, em Santa Catarina, a Companhia abastece 100% da população urbana com água tratada. Nesse raio, quase 80% da população tem acesso ao serviço de coleta e tratamento de esgoto.

Esses indicadores refletem o avanço da Sanepar ao longo desse período, alçando a empresa a uma das melhores do setor no País. Criada em 1963 pelo governador Ney Braga, a Sanepar nasceu com o propósito de promover no Estado o saneamento básico, então bastante precário. Naquela época, das 221 sedes municipais, somente 37 tinham água potável e apenas 13, serviço de esgoto, o que correspondia a 8% da população com rede de água e 4,1% com rede de esgoto.

O crescimento do atendimento desde então marca a história da Companhia e se confunde com o desenvolvimento do Paraná. Os serviços de saneamento acompanharam a mudança do perfil econômico do Estado, incentivada pelas administrações seguintes com um projeto de industrialização e de investimentos em infraestrutura. Esse projeto teve início na década de 1960 e alcançou nos últimos anos os maiores investimentos da história – e o novo ciclo prevê mais R$ 10,7 bilhões aos municípios.

O saneamento avançou seguindo as concentrações urbanas e obedecendo ao princípio de atender inicialmente os grandes adensamentos populacionais. Não por acaso, o primeiro sistema assumido pela Companhia foi o de Curitiba. Em 1969, a empresa inaugurou a Estação de Tratamento de Água Iguaçu, a maior do Estado. A ETA Iguaçu tratava 1.000 litros de água por segundo e, após várias ampliações, tem capacidade atual de 3.600 litros por segundo.

Em 1972, a Sanepar aderiu ao Plano Nacional de Saneamento (Planasa) criado pelo governo federal para estimular os municípios a firmarem contrato com as companhias estaduais. A empresa, que já atendia 15 municípios, passou a atuar efetivamente como concessionária estadual, ampliando sua base.

Desde o início, a inovação e o pioneirismo sempre pautaram a vida da Companhia. A Sanepar alterou o cenário do saneamento do Paraná, cumprindo o propósito para a qual foi criada e garantiu também as condições sanitárias, com água potável e esgotamento sanitário, para que outras áreas pudessem crescer, transformando a vida das pessoas.

Aos 60 anos, é considerada uma das melhores companhias de saneamento no Brasil e na América Latina, o que é comprovado por uma série de conquistas. Premiada pelo Valor Inovação Brasil 2022 como líder no setor de Infraestrutura, a Sanepar também tem o reconhecimento do Troféu Transparência pela qualidade de suas demonstrações contábeis e foi avaliada pela terceira vez consecutiva com o rating (nota) triplo A (AAA), pela agência Moody’s, o que indica que o seu grau de investimento é de baixo risco.

“A Sanepar é um orgulho no Paraná. Tem uma grande história e agora promove novos investimentos nos municípios para alcançar as metas de saneamento para 2033, dentro do novo Marco Legal do Saneamento. O Paraná é exemplo global de sustentabilidade por ações como as executadas diariamente pela Sanepar, uma companhia com DNA do povo trabalhador do Estado”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

“Esta história de sucesso da Sanepar foi construída em parceria com os nossos clientes e com o trabalho dos saneparianos. O nosso compromisso é melhorar ainda mais para continuar entregando qualidade de vida e mais saúde aos paranaenses”, complementou o diretor-presidente da Companhia, Claudio Stabile.

Agência Estadual

Recent Posts

Dupla de moto rouba barraca de lanches em Serra dos Dourados e danifica celular da vítima

Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…

18 minutos ago

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

14 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

15 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

16 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

17 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

19 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais