Brasil

Lula retira Brasil de aliança mundial antiaborto e revolta bispos no país

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) emitiu uma decisão, nesta terça-feira (17), onde retira o Brasil da carta internacionais de países conservadores contra o aborto. O documento, nomeado “Declaração de Consenso de Genebra sobre Saúde da Mulher e Fortalecimento da Mulher”, também apoia o papel da família baseado em casais heterossexuais.

A decisão foi tomada um dia após o Ministério da Saúde revogar uma norma que dificultava o acesso da mulher grávida ao aborto legal. No texto da declaração, assinado por Jair Bolsonaro em outubro de 2020, lia-se que “não há direito internacional ao aborto nem qualquer obrigação internacional por parte dos Estados de financiar ou facilitar o aborto”.

O aborto foi um dos tópicos bastante abordados durante a disputa presidencial entre Lula e Bolsonaro, onde o petista chegou a dar declarações ao eleitorado evangélico onde afirmava que, pessoalmente, era contra o aborto.

Porém, a decisão de deixar a lista marca mais um passo na escalada do governo contra ideais conservadores adotados pelo governo anterior, abandonando países abertamente conservadores que ainda compõem o documento, como o Egito, Hungria, Indonésia, Arábia Saudita, entre outros.

Nota de reprova da CNBB

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou na manhã desta quarta-feira (18), uma nota na qual manifesta reprovação a toda e qualquer iniciativa que sinalize para a flexibilização do aborto a exemplo das últimas medidas do Ministério da Saúde.

No documento, a CNBB reitera que “a hora pede sensatez e equilíbrio para a efetiva busca da paz e reforça que é preciso lembrar que qualquer atentado contra a vida é também uma agressão ao Estado Democrático de Direito e configura ataques à dignidade e ao bem-estar social”.

Leia na íntegra a nota da CNBB:

“‘Diante de vós, a vida e a morte. Escolhe a vida!’ (cf. Dt 30,19)

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) não concorda e manifesta sua reprovação a toda e qualquer iniciativa que sinalize para a flexibilização do aborto. Assim, as últimas medidas, a exemplo da desvinculação do Brasil com a Convenção de Genebra e a revogação da portaria que determina a comunicação do aborto por estupro às autoridades policiais, precisam ser esclarecidas pelo Governo Federal considerando que a defesa do nascituro foi compromisso assumido em campanha.

A hora pede sensatez e equilíbrio para a efetiva busca da paz. É preciso lembrar que qualquer atentado contra a vida é também uma agressão ao Estado Democrático de Direito e configura ataques à dignidade e ao bem-estar social.

A Igreja, sem vínculo com partido ou ideologia, fiel ao seu Mestre, clama para que todos se unam na defesa e na proteção da vida em todas as suas etapas – missão que exige compromisso com os pobres, com as gestantes e suas famílias, especialmente com a vida indefesa em gestação.

Não, contundente, ao aborto!

Possamos estar unidos na promoção da dignidade de todo ser humano.

Brasília-DF, 18 de janeiro de 2023“.

(Redação, com informações Yahoo e Site Diocese de Umuarama)

Redação

Recent Posts

Sorteio do Nota Paraná de dezembro oferece prêmio de R$ 1 milhão na próxima segunda

Com 32,3 milhões de bilhetes gerados, mais de 3,3 milhões de consumidores concorrem ao último…

8 horas ago

Saúde faz mutirões e tenta acelerar atendimento em nefrologia em Umuarama

Secretaria orienta pacientes a manter cadastro atualizado e avisar UBS em caso de falta

8 horas ago

Inscrições para Castrapet em Umuarama são prorrogadas até 11 de dezembro

Programa oferece 378 vagas para castração gratuita de cães e gatos

9 horas ago

Apreensão de 710 kg de maconha mobiliza BPFron, Receita Federal e 25º BPM

Motorista fugiu após colidir caminhonete suspeita; carga é avaliada em R$ 1,6 milhão

9 horas ago

Nattan e Menos é Mais acenam para novos públicos nos shows da Expo Umuarama 2026

Escolha reforça a estratégia de diversificar os estilos musicais da Feira

10 horas ago

Sicredi abre feirão com facilidades para compra de veículos em Umuarama

Evento segue até domingo (7) com condições exclusivas, taxas atrativas e ampla oferta de veículos…

10 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais