Umuarama

Ouvidoria de Umuarama concluiu quase 80% das mais de 10 mil solicitações recebidas no ano

Ao longo de 2022, a Ouvidoria Municipal da Prefeitura de Umuarama registrou 10.673 chamados com denúncias, reclamações e pedidos de serviços. As demandas chegaram pela internet (por meio da plataforma 156 On-line no site do município, www.umuarama.pr.gov.br), pelo telefone 156 ou pessoalmente, nos guichês de atendimento que funcionam no Centro Cultural Vera Schubert, no horário normal de expediente.

Do total, cerca de 80% foram concluídas e os 20% restantes estão na lista de demanda para execução nos respectivos setores. Os atendentes da Ouvidoria recebem os reclames da população, registram todos os dados no sistema e encaminham os pedidos para atendimento nas áreas responsáveis junto à administração municipal.

De acordo com a ouvidora Maria Isabella Brito Rodrigues, o maior volume de queixas foi relacionado à iluminação pública – troca de lâmpadas, serviços e melhorias –, totalizando quase 30% das demandas: foram 3.061 pedidos, dos quais 2.909 foram encaminhados para atendimento e 152 permanecem em aberto.

Em seguida aparecem as denúncias e reclamações sobre terrenos sujos, geralmente com mato alto e acúmulo de resíduos, o que eleva o risco de proliferação de insetos, animais peçonhentos e de focos do mosquito transmissor da dengue. Foram 1.129 ouvidorias realizadas, das quais 920 foram concluídas ainda no ano passado e 209 continuam em andamento.

Sobre a coleta de lixo a Ouvidoria recebeu 563 reclamações e 464 foram encaminhadas para atendimento, enquanto 99 permanecem em aberto. Houve ainda 1.020 solicitações de serviços para o setor de obras públicas. Porém, como são questões mais complexas – muitas das quais exigem estudos, projetos e licitações antes da execução –, a maior parte continua em tramitação.

“Do total de ouvidorias registradas em 2022, que foi de 10.673, a equipe conseguiu concluir no mesmo ano 7.900 solicitações, ou seja, praticamente 80%. Apenas 2.773 ficaram em aberto, para serem solucionadas neste ano – a grande maioria relacionada ao setor de obras”, explicou o controlador interno da Prefeitura, Daniel Dutra de Souza.

Ele explica que a Ouvidoria faz parte da Controladoria Interna na estrutura administrativa do município e que sua função não é ‘resolver’ os problemas apresentados, mas dar ouvidos à população e encaminhar as demandas para atendimento nos setores responsáveis.

“O trabalho da equipe é receber as queixas, documentar os pedidos e repassar para que cada setor providencie – de acordo com suas demandas, recursos, planejamento e disponibilidade – uma resposta efetiva, atendendo às necessidades apresentadas pela população”, informou Daniel.

OBemdito com Assessoria

Redação

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