Umuarama

Professores do magistério de Umuarama protestam contra projeto que cria abono para a categoria

Além da reforma da previdência municipal, a Câmara de Vereadores de Umuarama, vota também, em sessão extraordinária na tarde desta segunda-feira (09), o Projeto de Lei Complementar nº 001/2023, que altera a Lei Complementar Municipal nº 346, de 15 de março de 2013, que dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Magistério Público Municipal.

Enviado pelo Executivo, o PLC, prevê que a remuneração para todos os profissionais do magistério com vencimento nunca inferior ao valor correspondente ao piso salarial profissional nacional do magistério.

Segundo o projeto, o piso será pago através de abono complementar aos profissionais do magistério quando o valor do nível e classe em que estiver enquadrado for inferior ao valor do piso salarial profissional nacional, obedecida a jornada de trabalho do servidor.

O PLC gerou muitos protestos nas redes sociais, principalmente porque em um dos artigos estabelece que o abono complementar, que será concedido, não se incorpora aos vencimentos ou proventos dos servidores ativos.

Além disso, diz que os inativos, cuja remuneração exceda o valor do piso salarial profissional nacional do magistério, deverá ser calculado mensalmente e atribuído de acordo com o valor necessário para equivalência ao piso salarial profissional nacional, sendo que, conforme houver o avanço da carreira do profissional, o mesmo será reajustado.

“Diga para esse povo o que está obscuro nesse projeto devastador. Tudo é um ‘bombom ouro branco´ recheado de pimenta”, afirmou uma professora em uma publicação do prefeito Hermes Pimentel em uma rede social.

Outra professora comentou na publicação: “É uma vergonha desmantelar a educação municipal dessa maneira. Os usuários da escola pública devem ficar atentos, a desvalorização é medonha, compromete de maneira absurda a qualidade da educação para os próximos anos”, pontuou.

A sessão estava marcada para começar as 13h30, porém, até as 15h, ainda não havia tido início. Os funcionários públicos lotam o Legislativo para acompanhar a votação. De acordo com informações levantadas por OBemdito, que está na Câmara de Vereadores, reuniões e conversas entre os vereadores estão sendo realizadas antes do início das discussões.

“Os integrantes do Sindicato foram proibidos de participar. Estamos aguardando a votação que é uma simples votação e os servidores vieram acompanhar. Nós estamos presenciando o maior golpe contra os servidores deste município”, afirmou a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Umuarama (Sispumu), Lígia Strugala Bezera, que está na Câmara de Vereadores.

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Expo Umuarama 2026 amplia estilo musical e anuncia sete atrações nacionais

Neste ano a programação não será exclusivamente sertaneja

28 minutos ago

Natal Encantado leva shows nacionais e atrações culturais para Ivaté

Programação inclui apresentações da Orquestra Municipal, atrações culturais e show nacional de Tom Carfi.

44 minutos ago

Jaú de 100 quilos capturado no Rio Ivaí bate recorde e é oficialmente o maior do Brasil

Pescador de Maringá tem captura homologada pela BGFA Recordes e conquista dois títulos nacionais

1 hora ago

PCPR prende veterinário que prescreveu 112,6 mil frascos de cetamina em 4 anos

A substância é um medicamento veterinário que estava sendo utilizada como droga alucinógena

2 horas ago

BPFron apreende 3,5 toneladas de maconha e recupera caminhonete furtada em Umuarama

Ação integrada apreende droga, cigarros e recupera veículo carregado em Mundo Novo (MS)

2 horas ago

Concessionária Uvel promove liquidação histórica com Operação Limpa Pátio

Campanha oferece descontos inéditos, bônus na troca e condições de fábrica

3 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais