Paraná

Nova Agência de Assuntos Metropolitanos facilitará integração de cidades no Paraná

O governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou neste domingo (1º) a Lei nº 21.353/23 , que cria a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), autarquia que será responsável pela implementação da política de desenvolvimento urbano no Paraná.

A estrutura vai dar lugar à Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) e vai atender, além da Capital, as demais regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e regiões integradas de desenvolvimento do Estado.

Por lei, o Paraná conta atualmente com oito regiões metropolitanas: Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Apucarana, Campo Mourão, Toledo e Umuarama. Porém, o Governo do Estado vai ainda editar um decreto regulamentando a configuração dessas localidades.

A autarquia ajudará na implantação, no Estado, do Estatuto da Metrópole, contribuindo com o desenvolvimento ordenado e sustentável das cidades paranaenses. A agência ficará vinculada à Secretaria de Estado das Cidades (antiga Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas) e terá sede em Curitiba, com a previsão de instalar escritórios regionais em Londrina, Maringá e Cascavel.

O prazo para o processo de transição entre a extinção da Comec e a efetiva operacionalização das atividades da Amep será de até doze meses, a fim de permitir a implementação das demais instâncias que compõem a governança interfederativa. Até lá, as atribuições previstas na lei serão executadas pela Comec.

A criação da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná foi proposta em um projeto de lei de autoria do Executivo e foi aprovada em dois turnos pela Assembleia Legislativa do Paraná no ano passado.

ATRIBUIÇÕES 

Entre as atribuições da agência estão o estabelecimento de metas, planos, programas e projetos de interesse comum entre as cidades; a execução de projetos e obras nesses territórios e a proposição de normas, diretrizes e critérios para compatibilizar os planos diretores dos municípios integrantes das regiões metropolitanas com o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado.

A agência também deverá fornecer assistência técnica e institucional aos municípios envolvidos e será responsável por manter atualizadas as informações estatísticas necessárias para o planejamento metropolitano, o que inclui questões relacionadas à natureza físico-territorial, demográfica, financeira, urbanística, social, cultural e ambiental.

Também busca a promoção, de forma participativa, da elaboração dos Planos de Desenvolvimento Urbano Integrado das Regiões Metropolitanas (atualmente, os de Curitiba, Cascavel, Maringá e Londrina estão em andamento) e dos Planos Setoriais Interfederativos. Outra atribuição é o estabelecimento de diretrizes e normas para os planos municipais de ordenamento e desenvolvimento urbano, colaborando com os municípios na sua elaboração.

Agência Estadual

Recent Posts

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

8 minutos ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

35 minutos ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

46 minutos ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

1 hora ago

Polícia Civil prende em Xambrê homem por dívida de pensão alimentícia

Mandado expedido pela Justiça de Terra Boa previa prisão civil por débito de R$ 1,5…

1 hora ago

Mulher é presa após sequestrar amante do marido no Paraná

Polícia impede possível assassinato em Ponta Grossa e prende suspeita armada

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais