Paraná

Nova Agência de Assuntos Metropolitanos facilitará integração de cidades no Paraná

O governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou neste domingo (1º) a Lei nº 21.353/23 , que cria a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), autarquia que será responsável pela implementação da política de desenvolvimento urbano no Paraná.

A estrutura vai dar lugar à Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) e vai atender, além da Capital, as demais regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e regiões integradas de desenvolvimento do Estado.

Por lei, o Paraná conta atualmente com oito regiões metropolitanas: Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Apucarana, Campo Mourão, Toledo e Umuarama. Porém, o Governo do Estado vai ainda editar um decreto regulamentando a configuração dessas localidades.

A autarquia ajudará na implantação, no Estado, do Estatuto da Metrópole, contribuindo com o desenvolvimento ordenado e sustentável das cidades paranaenses. A agência ficará vinculada à Secretaria de Estado das Cidades (antiga Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas) e terá sede em Curitiba, com a previsão de instalar escritórios regionais em Londrina, Maringá e Cascavel.

O prazo para o processo de transição entre a extinção da Comec e a efetiva operacionalização das atividades da Amep será de até doze meses, a fim de permitir a implementação das demais instâncias que compõem a governança interfederativa. Até lá, as atribuições previstas na lei serão executadas pela Comec.

A criação da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná foi proposta em um projeto de lei de autoria do Executivo e foi aprovada em dois turnos pela Assembleia Legislativa do Paraná no ano passado.

ATRIBUIÇÕES 

Entre as atribuições da agência estão o estabelecimento de metas, planos, programas e projetos de interesse comum entre as cidades; a execução de projetos e obras nesses territórios e a proposição de normas, diretrizes e critérios para compatibilizar os planos diretores dos municípios integrantes das regiões metropolitanas com o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado.

A agência também deverá fornecer assistência técnica e institucional aos municípios envolvidos e será responsável por manter atualizadas as informações estatísticas necessárias para o planejamento metropolitano, o que inclui questões relacionadas à natureza físico-territorial, demográfica, financeira, urbanística, social, cultural e ambiental.

Também busca a promoção, de forma participativa, da elaboração dos Planos de Desenvolvimento Urbano Integrado das Regiões Metropolitanas (atualmente, os de Curitiba, Cascavel, Maringá e Londrina estão em andamento) e dos Planos Setoriais Interfederativos. Outra atribuição é o estabelecimento de diretrizes e normas para os planos municipais de ordenamento e desenvolvimento urbano, colaborando com os municípios na sua elaboração.

Agência Estadual

Recent Posts

PF, BPFron e Receita Federal apreendem celulares e eletrônicos em Umuarama

Uma ação conjunta da Polícia Federal, do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) e da…

1 hora ago

Datafolha mostra empate técnico entre Flávio Bolsonaro e Lula no segundo turno

A dez dias do segundo turno da eleição presidencial, Flávio Bolsonaro (PL) aparece com 51%…

2 horas ago

Colisão entre Palio e Strada deixa idoso ferido na avenida Portugal, em Umuarama; vídeo

Uma colisão entre um Fiat Palio e uma Fiat Strada deixou um idoso de 82…

2 horas ago

Sicoob Arenito confirma apoio à campanha de Natal da Aciu em Umuarama

A campanha de Natal 2026 da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu) ganhou…

2 horas ago

Homem é preso com pistola 9 mm, drogas e dinheiro falso em chácara de Umuarama

Um homem de 41 anos foi preso em flagrante na manhã desta quinta-feira (15), no…

3 horas ago

Colégio de Cafezal do Sul abre matrículas para curso técnico em Agronegócio

Formação em Agronegócio é integrada ao Ensino Médio, tem duração de três anos e oferece…

3 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais