Paraná

Corpo de Bombeiros alerta para o uso seguro de fogos de artifício na virada do ano

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBM) reforça a orientação para que a população tome os devidos cuidados na compra e no uso dos fogos de artifício durante a virada do ano. A precaução é para evitar acidentes como queimaduras e incêndios durante as comemorações.

O alerta começa na hora da compra. Os produtos só devem ser adquiridos em locais devidamente licenciados pelo CBM e que tenham também a liberação da Delegacia de Armas e Munições da Polícia Civil, o que garante ao consumidor a certificação do produto.

“Na compra é preciso sempre procurar fogos de artifício que tenham sensores ou suportes. Eles diminuem o contato manual da pessoa com o produto, deixando o manuseio mais seguro. É necessário evitar também o consumo de bebidas alcoólicas quando for manusear os fogos de artifício, evitando acidentes”, explicou a porta-voz do Corpo de Bombeiros, capitã Thayane de Lima.

Ela ressalta que o manuseio tem ser feito com bastante atenção, seguindo as recomendações do fabricante e nunca diretamente em contato com as mãos ou na direção das pessoas.

O material não deve ser manejado próximo a aglomerações – é fundamental procurar um local mais afastado, pois muitos acidentes acontecem devido a falhas ou efeito retardo dos fogos de artifício. Caso isso aconteça, os fogos não podem ser reutilizados e devem ser imersos em um balde de água para evitar a explosão.

No caso de acidentes, a pessoa deve ligar para o telefone 193 e acionar o atendimento do Corpo de Bombeiros. Antes do socorro os ferimentos podem ser lavados com água corrente e protegidos com um pano limpo umedecido com água filtrada.

O Corpo de Bombeiros reforça também que é preciso estar atento às leis municipais de cada região e, caso não haja proibição, que as pessoas realizem esse procedimento da maneira mais segura possível.

OBemdito com AEN

Agência Estadual

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

9 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

10 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

11 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

12 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

14 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

15 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais