Umuarama

Funcionários encontram cobra em mercado e Polícia Ambiental faz remoção do animal

Uma cobra foi capturada em um supermercado de Umuarama na manhã desta segunda-feira (26). O animal apareceu no local por volta das 8h e foi capturada pelos próprios funcionários, que acionaram as autoridades competentes.

Uma equipe da Polícia Militar Ambiental foi até o estabelecimento na avenida Portugal e fez a remoção da serpente. Trata-se de uma cobra muçurana (ou mussurana), também conhecida como cobra-preta. De acordo com os policiais, o animal capturado no mercado tinha entre 1 metro e 1 metro e 10 centímetros de comprimento.

Quando os policiais chegaram, ela estava em uma caixa de papelão. Ela então foi avaliada e foi constatado que a serpente estava em boas condições de saúde. Desta forma ela foi reintroduzida ao habitat natural.

OBemdito tentou contato com o mercado para buscar mais detalhes e não obteve informações. O espaço está aberto para uma eventual manifestação.

CURIOSIDADES DO INSTITUTO BUTANTAN

Você sabia que existem cobras que comem cobras? Esse é o almoço preferido da muçurana, nome popular para diferentes espécies de cobra que se alimentam de outras serpentes, inclusive as venenosas. Também chamada de cobra-preta, ela ataca até suas primas mais perigosas, como a jararaca, pois é imune ao seu veneno.

Esse “gosto” inusitado, chamado de ofiofagia, foi descoberto pelo médico Vital Brazil, fundador do Instituto Butantan, em 1909. A primeira muçurana estudada por ele (da espécie Clelia clelia) matou e comeu, em um ano, 17 jararacas.

Apesar de seu tamanho assustador, a muçurana não é venenosa e é inofensiva para humanos – não é à toa que ela é conhecida como “cobra do bem”. Ela mede cerca de 1,5 m, mas pode alcançar até 2,5 m na vida adulta.

Dependendo da espécie, pode ter hábitos diurnos ou noturnos, e costuma viver em matas e no meio da vegetação rasteira e fechada, perto de rios e lagoas. Outra característica interessante é que ela muda de cor ao longo da vida, indo de rosa claro e laranja quando jovem até azul escuro e preto na fase adulta. (Informações do Instituto Butantan).

Jaqueline Mocellin

Recent Posts

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

2 minutos ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

29 minutos ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

40 minutos ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

1 hora ago

Polícia Civil prende em Xambrê homem por dívida de pensão alimentícia

Mandado expedido pela Justiça de Terra Boa previa prisão civil por débito de R$ 1,5…

1 hora ago

Mulher é presa após sequestrar amante do marido no Paraná

Polícia impede possível assassinato em Ponta Grossa e prende suspeita armada

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais