Umuarama

‘Vacina contra covid evita internamentos e mortes’, diz secretário de Saúde de Umuarama

O secretário de Saúde de Umuarama, Herison Cleik da Silva Lima, chama a atenção da população para a necessidade de todos se vacinarem contra a covid-19. Com o aumento dos casos nos últimos dias, a imunização é indispensável para reduzir a transmissão, em particular para enfrentar uma doença com ciclos inesperados e o surgimento de novas variantes.

Ele comunica também que as vacinações não serão interrompidas no período de festas de final de ano. Segundo Herison, a vacina é uma alternativa real de controle e prevenção de desfechos graves da doença.

“A vacina associou-se à elevada eficácia na prevenção da covid-19, não só nos estudos clínicos controlados, como também em experiências de mundo real, com efetividade contra a doença e hospitalizações para todos os públicos, de todas as idades. E mais: a vacina pode até não deter a contaminação, mas quem é vacinado com o ciclo completo, caso se contamine, os efeitos são infinitamente menores”, declara.

Das pessoas de Umuarama que precisaram passar por internamentos nas unidades hospitalares locais – principalmente as que necessitaram de ficar em UTIs –, a maioria não havia tomado nenhuma dose de vacina, ou, no máximo, uma só dose.

“Vale registrar que as pessoas com comorbidades também têm piores agravamentos na covid-19, mas mesmo assim, as que completaram o ciclo vacinal tiveram recuperação em menor tempo”, analisa.

Vacinar interfere também na proteção indireta da população, já que aumenta a cobertura vacinal e diminui a circulação do SARS-CoV-2 e suas variantes e, como explica o secretário, pessoas que não podem se vacinar, seja pela idade (crianças muito pequenas) ou por questões de saúde (os que têm restrições médicas), também ficam mais protegidas.

“A pandemia não acabou. É claro que tivemos uma melhora na ‘situação geral’, mas, voltamos a frisar, graças às ações conjuntas para deter a circulação do vírus, que inclui principalmente a vacinação, além do uso de máscaras em ambientes de saúde (como nos postos, clínicas, hospitais, farmácias etc.). Vacinar é preciso!”, finaliza.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

11 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

12 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

13 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

14 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

16 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

17 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais