Paraná

Covid: Gestante passa por cesárea de emergência e conhece bebê após 19 dias

Camila Mayara Martins Carvalho, de Cruzeiro do Oeste, teve 92% dos pulmões comprometidos após contrair Covid e ficou intubada. Mamãe teve alta hospitalar na quarta-feira

FOTO: Arquivo Pessoal
17 de junho de 2021 19h33
https://www.dailymotion.com/embed/video/x8215ez?autoplay=1
Vídeo do momento em que mãe conhece a filha e depois da alta médica:

Enquanto estava grávida, Camila Mayara Martins Carvalho de 28 anos, teve 92% dos pulmões comprometidos por causa da Covid-19. Com 36 semanas de gravidez, ela precisou ser intubada e passou por uma cesárea de emergência. É que ela e a criança que estava em seu frente corriam risco de morte. Camila é moradora de Cruzeiro do Oeste.

O parto emergencial foi realizado na Maternidade Regional da Norospar e a pequena Helena Vitória veio ao mundo no dia 27 de maio. A menina sofreu duas paradas cardiorrespiratórias e foi reanimada pela equipe médica. Depois disso a bebê permaneceu cinco dias hospitalizada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal. Após a internação e recuperação, Helena recebeu alta médica e ficou sob os cuidados dos avós e do pai na cidade da família.

Enquanto isso, a mãe permaneceu internada na UTI e intubada. Camila nem sabia que tinha dado a luz a pequena Helena. Uma menina cheia de vida e considerada pelos familiares como uma vitoriosa (tanto que carrega o nome de Vitória).

A luta de Camila foi grande! Foram 20 dias internada, sendo que 19 desses dias passou intubada e sem saber o que estava acontecendo do lado de fora do hospital e que o seu maior e mais precioso bem lhe aguardava. No dia 15 de junho, após muita batalha, a mamãe deixou a UTI e foi levada para enfermaria. Foi neste dia, que ela conheceu a sua bebê. O encontrou emocionante aconteceu ainda na enfermaria. E foi o momento mais marcante da vida de Camila e Helena.

Ainda debilitada ela conheceu sua preciosidade e sentir o verdadeiro significado da vida e do amor. "Foi emocionante e elas são um verdadeiro milagre. Deus nos honrou", disse a prima Fabíola Joaquina Dornelas.

Camila deixou o hospital nesta quarta-feira (16). Ela foi recepcionada por familiares e pode sair com a Helena nos braços. "Essa foi a nossa primeira noite em casa. Ainda estou me adaptando. Me sinto feliz e muito aliviada em poder estar com a minha filha e minha família depois de todo sofrimento que passamos", relatou Camila Nayara ao OBemdito.

SOBRE A COVID

Camila Mayara Martins Carvalho, 28 anos, moradora de Cruzeiro do Oeste, testou positivo para o coronavírus no dia 19 de maio. Os primeiros dias do tratamento foram realizados em casa, mas o quadro de saúde agravou e ela precisou ser hospitalizada.

Fabíola, prima de Camila, contou como foi todo o procedimento até o nascimento da menina. “Ela fez o tratamento em casa e depois por várias vezes foi até a tenda em Cruzeiro do Oeste. Alguns dias , ela apresentou saturação muito baixa e falta de ar e isso nos acendeu um alerta”, lembrou a prima.

Assim como outros pacientes, Camila Mayara também aguardou por um leito. No dia 27 de maio, ela conseguiu e foi transferida para a Norospar. Devido a gravidade a equipe do hospital já realizou o parto de forma urgente. "Toda a equipe do Pronto Socorro foi mobilizada e todos foram essenciais para salvar a vida de Camila e Helena", destacou.

"Hoje nossos milagres estão em casa e nós só temos que agradecer à todos que rezaram e pediram pela vida e recuperação delas", finalizou a prima.