Umuarama

Desenho de aluna de Santa Eliza vence edição nacional do Programa Campo Limpo

Pelo quarto ano consecutivo, a etapa nacional do Programa de Educação Ambiental (PEA) Campo Limpo teve vencedor umuaramense. Desta vez a premiada foi Damaris Alves Goveia, aluna do 4º ano da Escola Municipal Carlos Gomes, no distrito de Santa Eliza.

Ela ganhou um notebook que foi entregue nesta sexta-feira, 16, junto com sua professora Gabriella Berechavinski, que também faturou um notebook. Já a escola ganhou uma smart TV de 43 polegadas.

A premiação foi entregue pelo prefeito Hermes Pimentel, pelo gerente operacional da Associação dos Distribuidores de Insumos e Tecnologia Agropecuária (Adita) em Umuarama, Waldir José Bacarin, e pela secretária municipal de Educação, Mauriza de Lima Menegasso, na presença do diretor da escola vencedora, Délcio José de Oliveira, e da coordenadora Rosicler Salesse.

Depois de vencer a etapa regional, Damaris repetiu o feito na etapa nacional concorrendo com cerca de 90 desenhos de alunos de todo o país. Em Umuarama, todas as escolas municipais participaram do concurso cultural da Adita – os alunos do 4º ano disputaram a categoria desenho e do 5º ano a redação.

Os concursos do PEA Campo Limpo deste ano foram inspirados no tema “Minha atividade na Logística Reversa”. A produção dos textos foi orientada pelo Caderno do Professor e essa experiência, incorporada ao dia a dia em sala de aula, foi um sucesso. Mais uma vez os trabalhos dos alunos vencedores das etapas locais foram recebidos virtualmente, mas a avaliação foi presencial.

Uma comissão julgadora especializada se reuniu para analisar os desenhos e redações e consagrar os vencedores. Participaram profissionais das áreas de sustentabilidade, comunicação, educação e design, que fizeram uma criteriosa seleção dentre os finalistas.

Na categoria desenho os vencedores foram alunos, educadoras e escolas de Quirinópolis e Rio Verde (GO) e Umuarama, já nas redações venceram Taubaté (SP), Maringá (PR) e Querência (MT).

“Foi um trabalho excelente. Alunos, professores, a Adita e a equipe da Secretaria de Educação estão de parabéns, e também os pais da Damaris – que também estavam presentes. Ela e os alunos de Santa Eliza são um orgulho para Umuarama, ainda mais diante das dificuldades de momento. Estamos trabalhando bastante para concluir a reforma e ampliação da escola.

A secretária Mauriza Lima e o gerente da Adita, Waldir Bacarin, também parabenizaram a aluna, seus pais e professores, e também todos os envolvidos no programa de educação ambiental. A entrega da premiação ocorreu no Centro Municipal de Desenvolvimento e Pesquisa em Educação (CMDPE), sob a condução da coordenadora de Tecnologias Educacionais, Dayane Horwat.

Emocionada, a professora Gabriella parabenizou a criatividade e a dedicação da aluna. “Estou em meu primeiro ano como professora municipal e já participei dessa conquista, graças ao esforço e sensibilidade da Damaris e de sua família”, agradeceu.

Acompanharam a solenidade os secretários municipais de Gabinete e Gestão Integrada, André Rodrigues dos Santos, de Saúde, Herison Cleik da Silva Lima, de Serviços Públicos, João Paulo dos Santos, e de Serviços Rodoviários, Osvaldo Borborema Marto.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Motociclista colide em defensa metálica da PR-082 e é socorrido pelo helicóptero do Samu

Um motociclista colidiu em uma defensa metálica da PR-082 e ficou gravemente ferido na tarde…

14 minutos ago

Surto psicótico mobiliza PM e Samu no Jardim Morumbi, em Altônia

Um episódio de surto psicótico mobilizou equipes da Polícia Militar (PM) e do Serviço de…

40 minutos ago

Jovem empina moto na frente da PM e tem veículo apreendido em Iporã

Um jovem empinou uma moto na frente da Polícia Militar (PM) e teve o veículo…

56 minutos ago

Dupla de moto rouba barraca de lanches em Serra dos Dourados e danifica celular da vítima

Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…

1 hora ago

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

15 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

16 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais