Paraná

Operação da PF contra atos antidemocráticos cumpre mandados em Umuarama e cidades da região

A Polícia Federal (PF) cumpriu 16 mandados de busca e apreensão em dez cidades do Paraná nesta quinta-feira (15) na operação nacional que mira responsáveis por coordenar “atos antidemocráticos” após as eleições.

As cidades onde foram cumpridos mandados no Paraná são Umuarama, Cidade Gaúcha, Cruzeiro do Oeste, Tapejara, Goioerê, José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Maringá, Ivaiporã e Flor da Serra do Sul. Em Umuarama o bloqueio dos manifestantes aconteceu na PR-323, em frente ao parque de exposições.

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta a maior operação já lançada na investigação sobre atos antidemocráticos após a vitória de  Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno em 30 de outubro.  

A corporação cumpre desde o início da manhã mais de 100 mandados de busca e apreensão em oito Estados e no Distrito Federal. O alvo principal das decisões judiciais, decretadas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), são empresários e outras pessoas suspeitas de organizarem e financiarem bloqueios de rodovias promovidos por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, inconformados com a vitória do ex-presidente Lula.

Segundo nota divulgada pelo gabinete do ministro Alexandre de Moraes, “os grupos propagaram o descumprimento e o desrespeito’ ao resultado das eleições, ‘além de atuar pelo rompimento do Estado Democrático de Direito e instalação de regime de exceção, com a implantação de uma ditadura’. Durante diligências em Santa Catarina, os agentes apreenderam 11 armas, dentre elas uma submetralhadora, um fuzil, além de rifles com lunetas.

Alexandre de Moraes ordenou ainda a quebra de sigilo bancário de investigados e o bloqueio de contas de dezenas de empresários. Ainda foram decretadas apreensão de passaportes, suspensão de certificados de registro de Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador (CACs), além do bloqueio de 168 perfis em redes sociais suspeitos de organizar e financiar atos pela abolição do Estado Democrático de Direito.

Os mandados de busca são cumpridos no Acre (9 mandados), Amazonas (2), Mato Grosso (20), Mato Grosso do Sul (17), Rondônia (1), Paraná (16), Espírito Santo (23) e Santa Catarina (15) – além do Distrito Federal (1). 

(Reportagem: TN Online, com OBemdito)

Redação

Recent Posts

Vídeo mostra momento que a PCPR encontra ‘Dog Dog’, investigado por mortes de primas

O vídeo de uma câmera de monitoramento mostra o momento em que o Grupo Tigre…

1 hora ago

Polícia Militar de Iporã faz abordagem e fiscalização de veículos na PR-323

A Polícia Militar (PM) de Iporã realizou uma operação de abordagem e fiscalização de veículos…

2 horas ago

Umuarama: PM prende homem por descumprir medida protetiva e ir à casa da ex-mulher

A Polícia Militar (PM) prendeu um homem de 33 anos após ele descumprir uma medida…

3 horas ago

PM cumpre mandado de prisão por tráfico de drogas contra moradora de Alto Piquiri

A Polícia Militar (PM) cumpriu um mandado de prisão pelo crime de tráfico de drogas…

3 horas ago

Homem ofende e ameaça mãe e padrasto com motosserra em Umuarama

Uma ameaça de morte mobilizou a Polícia Militar (PM) de Umuarama na manhã deste sábado…

4 horas ago

Endocrinologista alerta que uso de canetas emagrecedoras pode causar perda muscular

O uso de medicamentos popularmente conhecidos como canetas emagrecedoras tem se mostrado eficaz no combate…

5 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais