Foto e vídeo: Danilo Martins/OBemdito
O vereador Cleber Marcos Nogueira (Progressista), mais conhecido como Clebão dos Pneus, foi eleito presidente da Câmara de Vereadores de Umuarama durante sessão extraordinária realizada na manhã desta quinta-feira (15). Apenas uma chapa foi inscrita para participar da eleição.
A nova mesa diretiva, que comandará o Casa no biênio 2023/2024, terá como vice-presidente o vereador João Paulo Maciel (Progressistas), o Sorrisal, Fernando Galmassi na 1ª secretaria e, Cris das Frutas, na 2º secretaria.
“Passamos de gabinete em gabinete convidando e mostrando o propósito de ser presidente desta Casa, mas presidente, não manda sozinho, é um grupo que vai trabalhar em prol da comunidade”, afirmou Clebão.
A chapa foi eleita com sete votos favoráveis, um contra, da vereadora Ana Novais (União Brasil e uma abstenção, do vereador Mateus Barreto (Podemos). O vereador Ednei do Esporte (PSC), não participou da sessão.
Fernando Galmassi, Clebão dos Pneus e Cris das Frutas já faziam parte da mesa diretora anterior. Galmassi era presidente, Cris das Frutas e Clebão dos Pneus ocupavam a vice-presidência e a 1º secretaria, respectivamente.
“Eu vejo como dez vereadores que tem que trabalhar pela comunidade, se você juntar forças você soma e consegue mais recursos para nossa cidade”, finalizou o novo presidente.
Tentativa de reeleição
Em outubro deste ano, mesmo com a maioria de votos, foi rejeitado um Projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal que possibilitaria a reeleição do presidente da Casa, no entanto, não foi vetada a possibilidade de quem participa da mesa diretora se candidatar em cargos diferentes na mesma legislatura.
Há época, o então presidente e agora 1º secretario, Fernando Galmassi, lamentou não poder concorrer a reeleição. “Para mim era uma possível opção de montar uma chapa, uma vez que fiz um trabalho como presidente. Saio de cabeça erguida, não posso montar uma chapa, mas continuo fazendo o meu trabalho como vereador”, disse.
Posse
A posse da nova mesa diretiva da Câmara está marcada para o 1º de janeiro de 2023 às 10h no plenário do Legislativo.
Sessão tumultuada
Antes da sessão, que escolheu a nova mesa diretora da Câmara, uma outra sessão extraordinária foi realizada para votar diversos projetos de lei, entre eles, o PL 46/2022 que versava sobre a aposentadorias dos servidores públicos municipais vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), que havia sido enviado para a Casa em caráter de urgência.
O Projeto previa a reforma da previdência municipal e foi retirado da pauta a pedido do prefeito Hermes Pimentel, após muitos protestos de servidores públicos que lotaram a Câmara para se pocisionarem contra a aprovação. Entre as mudanças previstas estavam o tempo de contribuição para a aposentadoria e também a contribuição dos aposentados com a previdência municipal.
Uma mulher de 39 anos e sua filha, de 14, ficaram feridas na manhã do…
Um motociclista colidiu em uma defensa metálica da PR-082 e ficou gravemente ferido na tarde…
Um episódio de surto psicótico mobilizou equipes da Polícia Militar (PM) e do Serviço de…
Um jovem empinou uma moto na frente da Polícia Militar (PM) e teve o veículo…
Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Este site utiliza cookies
Saiba mais