Foto: DCE UEM
Cerca de 20 estudantes da Universidade Estadual de Maringá (UEM) ocuparam, nesta quinta-feira (9), a reitoria na sede da Universidade, em Maringá. De acordo com o Diretório Central dos Estudantes (DCE), entre as reivindicações estão a contratação de professores, a revogação do Projeto de Lei que trata da gestão do Hospital Universitário (H.U), e o pagamento das bolsas Capes, que foram suspensas.
Os acadêmicos, que se juntaram à mobilização nacional, dormiram na reitoria da Instituição. Segundo um dos líderes do movimento, a ocupação é pacífica. Ainda nesta quinta-feira, duas das pautas apresentadas foram atendidas. No entanto, a questão da contratação de professores, ainda permanece pendente.
Também nesta quinta-feira, o Ministério da Educação (MEC) anunciou o desbloqueio de recursos para o pagamento dos bolsistas. De acordo com a Universidade, somente na UEM, são cerca de mil que dependem do auxílio.
No campus da UEM em Umuarama, por enquanto, tudo segue normal. Não houve qualquer movimentação atípica por conta da ocupação da reitoria em Maringá. Somente nos cursos ligados as ciências agrárias são perto de 500 alunos, além dos alunos dos cursos de engenharia.
Em nota, a UEM se manifestou sobre a situação. Afirmou que está acompanhando o movimento dos estudantes e que tem busca alternativas para as reivindicações.
Sobre a terceirização dos hospitais universitários, afirmou que está buscando, junto ao Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino de Maringá (Sinteemar), um ônibus para que os alunos acompanhem a votação do Projeto de Lei. A última ocupação da reitoria da Universidade, em 2011, durou cerca de 40 dias.
OBemdito com GMC Oline e CBN Maringá
Um episódio de surto psicótico mobilizou equipes da Polícia Militar (PM) e do Serviço de…
Um jovem empinou uma moto na frente da Polícia Militar (PM) e teve o veículo…
Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Este site utiliza cookies
Saiba mais