Umuarama

Saau registra aumento do número de animais resgatados em situação degradante em Umuarama

Um problema que já era grave, está ficando cada vez pior em Umuarama. Somente nas últimas 24 horas, dois cachorros foram resgatados pela Saau (Sociedade de Amparo aos Animais de Umuarama), em situação lastimável.

O primeiro deles no bairro Sonho Meu. Já o segundo, na Avenida Paraná, no centro da cidade. Com feridas abertas e sangrando em carne viva, os animais estavam bastante debilitados. Além de carrapatos e sarna, também foram diagnosticados com quadro grave de anemia e outras doenças.

Segundo a presidente da Entidade, Ana Polaquini, nas últimas semanas o problema tem se agravado. “Sempre foi assim, mas de uns tempos para cá a situação está ficando cada vez pior. Eles (os animais) chegam aqui muito debilitados, as vezes quase mortos”, conta ao detalhar que depois de medicados, os pets demoram de dois a três meses para se recuperarem.

Além do resgate de cães e gatos em situação degradante, a Saau também acaba recebendo animais que precisam dar cria ou que foram abandonados e que, na maioria das vezes, chegam na Entidade muito doentes. “Temos quatro veterinários aqui e eles não estão dando conta, é muito animal abandonado”, desabafa.

Atualmente a Instituição atende 1300 animais entre cães e gatos. Grande parte dos recursos usados para a manutenção vêm de doações da comunidade. “Caiu bastante as doações, por isso, sempre estamos precisando, principalmente de ração e remédios”, afirma a presidente.

Quem quiser ajudar pode fazer doações de qualquer valor através do Pix saau.umuarama@gmail.com, ou ainda fazer a compra de ração nas agropecuárias que elas entregam na SAAU. Remédios também podem ser adquiridos e doados através das clínicas veterinárias e pet shops. A Saau fica localizada PR-482, 14 – Parque Industrial II. O telefone para contato é o (44) 98432-8357.

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Sorteio do Nota Paraná de dezembro oferece prêmio de R$ 1 milhão na próxima segunda

Com 32,3 milhões de bilhetes gerados, mais de 3,3 milhões de consumidores concorrem ao último…

5 horas ago

Saúde faz mutirões e tenta acelerar atendimento em nefrologia em Umuarama

Secretaria orienta pacientes a manter cadastro atualizado e avisar UBS em caso de falta

5 horas ago

Inscrições para Castrapet em Umuarama são prorrogadas até 11 de dezembro

Programa oferece 378 vagas para castração gratuita de cães e gatos

6 horas ago

Apreensão de 710 kg de maconha mobiliza BPFron, Receita Federal e 25º BPM

Motorista fugiu após colidir caminhonete suspeita; carga é avaliada em R$ 1,6 milhão

6 horas ago

Nattan e Menos é Mais acenam para novos públicos nos shows da Expo Umuarama 2026

Escolha reforça a estratégia de diversificar os estilos musicais da Feira

7 horas ago

Sicredi abre feirão com facilidades para compra de veículos em Umuarama

Evento segue até domingo (7) com condições exclusivas, taxas atrativas e ampla oferta de veículos…

7 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais