Esporte

Alunos de karatê do Centro da Juventude realizam exame de graduação

O Centro da Juventude Agnaldo Mackert Barbosa (Ceju) realizou nesta semana o exame de graduação de Karatê, com alunos que praticam o esporte nas oficinas oferecidas em contraturno escolar. O avaliador oficial FKTPR 6° Dan, Guilherme Carollo, que faz parte da Comissão Científica da Confederação Brasileira de Karatê, retornou ao Ceju para a realização do exame ao lado do professor Paulo Sérgio Araújo, faixa preta 4º Dan.

Os alunos foram avaliados nesta quinta-feira, 2, a partir das 14h, em um tatame montado na quadra coberta do Ceju. Os alunos da faixa branca foram examinados para ascender à faixa cinza e da cinza para a azul.

“Para isso realizaram o exame de kyu, que é a troca de classes do 9 kyu (branca) para 8 kyu (cinza) e depois para 7 kyu (azul). Alguns usuários que praticam karatê há quase um ano já possuíam carência por estarem aptos à mudança de kyu”, lembrou a chefe da Divisão da Juventude e coordenadora do Ceju, Roselene de Souza.

Na apresentação, o professor Paulo Sérgio destacou aos alunos e à chefia da Divisão da Juventude que Guilherme Carollo foi o responsável por implantar o primeiro projeto de karatê no Centro da Juventude, entre 2013 e 2015, com o nome “Karatê em Ação”, que depois em 2016 tornou-se o Projeto Esporte e Cidadania.

Guilherme parabenizou os alunos que participaram pela primeira vez de um exame de faixas, destacando a dedicação e o empenho de cada um para avançar na graduação. Paulo Sérgio afirmou que eles se superaram durante o exame, executando corretamente os comandos na frente de um avaliador desconhecido, “e devem levar isso para a vida, de se superarem a cada dia, pois todos são capazes”, pontuou.

Além da parte técnica, os alunos tiveram que apresentar cada um deles um lema do karatê, como respeito, esforço para a formação do caráter, desenvolvimento da persistência ao esforço e conter o espírito de agressão.

O prefeito Hermes Pimentel parabenizou a equipe do Centro da Juventude pelo trabalhado com crianças e jovens, especialmente no desenvolvimento social proporcionado pelo esporte. “O lado social e humano é nossa prioridade e o Ceju desenvolve um trabalho exemplar com a juventude, que pode contar sempre com o nosso apoio”, completou.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

13 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

13 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

14 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

15 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

17 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

18 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais