Esporte

Alunos de karatê do Centro da Juventude realizam exame de graduação

O Centro da Juventude Agnaldo Mackert Barbosa (Ceju) realizou nesta semana o exame de graduação de Karatê, com alunos que praticam o esporte nas oficinas oferecidas em contraturno escolar. O avaliador oficial FKTPR 6° Dan, Guilherme Carollo, que faz parte da Comissão Científica da Confederação Brasileira de Karatê, retornou ao Ceju para a realização do exame ao lado do professor Paulo Sérgio Araújo, faixa preta 4º Dan.

Os alunos foram avaliados nesta quinta-feira, 2, a partir das 14h, em um tatame montado na quadra coberta do Ceju. Os alunos da faixa branca foram examinados para ascender à faixa cinza e da cinza para a azul.

“Para isso realizaram o exame de kyu, que é a troca de classes do 9 kyu (branca) para 8 kyu (cinza) e depois para 7 kyu (azul). Alguns usuários que praticam karatê há quase um ano já possuíam carência por estarem aptos à mudança de kyu”, lembrou a chefe da Divisão da Juventude e coordenadora do Ceju, Roselene de Souza.

Na apresentação, o professor Paulo Sérgio destacou aos alunos e à chefia da Divisão da Juventude que Guilherme Carollo foi o responsável por implantar o primeiro projeto de karatê no Centro da Juventude, entre 2013 e 2015, com o nome “Karatê em Ação”, que depois em 2016 tornou-se o Projeto Esporte e Cidadania.

Guilherme parabenizou os alunos que participaram pela primeira vez de um exame de faixas, destacando a dedicação e o empenho de cada um para avançar na graduação. Paulo Sérgio afirmou que eles se superaram durante o exame, executando corretamente os comandos na frente de um avaliador desconhecido, “e devem levar isso para a vida, de se superarem a cada dia, pois todos são capazes”, pontuou.

Além da parte técnica, os alunos tiveram que apresentar cada um deles um lema do karatê, como respeito, esforço para a formação do caráter, desenvolvimento da persistência ao esforço e conter o espírito de agressão.

O prefeito Hermes Pimentel parabenizou a equipe do Centro da Juventude pelo trabalhado com crianças e jovens, especialmente no desenvolvimento social proporcionado pelo esporte. “O lado social e humano é nossa prioridade e o Ceju desenvolve um trabalho exemplar com a juventude, que pode contar sempre com o nosso apoio”, completou.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

7 minutos ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

19 minutos ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

46 minutos ago

Polícia Civil prende em Xambrê homem por dívida de pensão alimentícia

Mandado expedido pela Justiça de Terra Boa previa prisão civil por débito de R$ 1,5…

55 minutos ago

Mulher é presa após sequestrar amante do marido no Paraná

Polícia impede possível assassinato em Ponta Grossa e prende suspeita armada

2 horas ago

Escola do Hospital Cemil forma a maior turma de Técnicos em Enfermagem da sua história

Sessão solene ocorreu na noite desta quarta-feira (3)

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais