Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Uma teoria da conspiração que circula nas redes sociais afirma que o presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva (PT) morreu e foi substituído por um sósia. O conteúdo viralizou mas as informações são falsas. A reportagem é do site RIC Mais.
A mensagem, que começou a ser divulgada pelo médico e vice-prefeito de Angra dos Reis, Christiano Alvenaz, diz estar com “a pulga atrás da orelha” e confessa não ter provas da morte do petista, mas diz que os restos mortais estariam no sexto andar do Sírio Libanês.
A teoria começou a ser compartilhada em grupos de política no Whatsapp e até chegou a citar uma participação da TV Globo. “O Projac da Rede Globo criou uma máscara de silicone para [o sósia] aparecer em público.”.
“Querem que a chapa seja diplomada no dia 19 agora e vão dizer ao mundo que ele morreu e quem assume é o Alckmin. Mas ele já está morto desde o dia cinco”, diz uma mulher nas redes sociais.
Algumas publicações da teoria forçam a narrativa de que o substituto teria todos os dedos da mão. Uma foto de Lula com Janja no espelho é utilizada como “prova”. No entanto, a informação foi checada e a imagem está invertida por causa do reflexo.
Após as eleições de 2022, internautas questionam a saúde de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), devido ao presidente eleito não ter aparecido muito nas redes sociais nos últimos dias. O assunto “Lula morreu” está em alta nas publicações e alguns usuários chegam até mesmo a pedir uma “prova de vida” de Lula.
Com os boatos, a assessoria do presidente eleito afirmou que a morte de Lula é uma fake news, ou seja, uma notícia falsa.
(Reportagem: RIC Mais)
A execução acontece através de mão de obra e equipamentos da Prefeitura, além de recursos…
A carga de cigarros contrabandeados totalizou 9 caixas e foi entregue na Polícia Federal de…
Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…
A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…
Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde
Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas
Este site utiliza cookies
Saiba mais