Umuarama

Após 15 anos, montarias em cavalos voltarão ao rodeio da Expo Umuarama

Quinze anos depois, as montarias em cavalos estarão de volta ao rodeio da Expo Umuarama, que de 9 a 19 de março próximo atingirá sua 48a edição nacional e 21a internacional. O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (30) pelo presidente da Sociedade Rural de Umuarama (SRU), Milton Gaiari.

“A partir do próximo ano, voltamos com a grade completa de rodeio, em touros e cavalos, na maior exposição agropecuária, comercial e industrial do noroeste do Paraná e uma das maiores do sul do Brasil”, afirmou o ruralista, em tom de comemoração.

Elevado a esporte, o rodeio segue como a principal modalidade brasileira no quantitativo de público. Atrai mais gente que o próprio futebol. São várias competições em praticamente todo o país, uma verdadeira paixão nacional, que assim como a corrida para colocar a bola dentro do gol, ganhou ares de superestrutura.

Gaiari explicou que o tímido desempenho dos peões de cavalos, por conta do desempenho dos animais e das características da arena do parque de exposições foi o responsável pela pausa nas gineteadas, lá atrás.

 “As tropas não davam aquela emoção que o público das arquibancadas queria presenciar. Nossa pista é grande e o que mais víamos era velocidade, e não o gingado. Hoje os tempos são outros, as tropas evoluíram muito, graças aos investimentos em genética e um novo método de preparação dos animais, tratados como estrelas”, disse.

A Expo Umuarama 2023 terá cinco dias de rodeio, sendo dois de qualify e três de profissional. Já se sabe que não haverá cobrança de ingressos na maior parte das montarias. A agenda completa deverá ser divulgada nos próximos dias, conforme Gaiari.

A narração estará a cargo de ninguém menos que Almir Cambra e Umberto Junior. Os atletas de touros serão selecionados pela ACR (Associação dos Campeões de Rodeio) e os de cavalos pela SBC (Seleção Brasileira do Cutiano). Entre as tropas já confirmadas está a Tito Cardoso, posicionada entre as melhores do país em cavalos.

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

6 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

6 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

7 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

8 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

10 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

11 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais