Foto: Assessoria
Pequenos produtores rurais da agricultura familiar, que fazem parte de programas da Secretaria de Agricultura de Umuarama, já podem contar o fornecimento gratuito de calcário dolomítico.
A Prefeitura já iniciou a distribuição a cerca de 200 agricultores. No total serão 750 toneladas do insumo, que é utilizado para a correção da acidez do solo, uma das técnicas mais reconhecidas e recomendadas na agropecuária.
Conforme informa o secretário Murilo Teixeira, o calcário provém de rochas sedimentares compostas por carbonato de cálcio e age como um neutralizador de acidez, com grande diferença na produtividade da lavoura.
“Fornecendo cálcio e magnésio, cria-se um ambiente propício para o desenvolvimento das raízes e estimula-se o crescimento da planta, além de melhorar as propriedades físicas do solo, reduzindo a compactação”, explica.
Segundo a prefeitura de Umuarama, o calcário está sendo entregue no Aterro Sanitário, onde há um abrigo para o material, que depois é distribuído para criadores de gado de leite, produtores de frutas, legumes e hortaliças, todos eles já cadastrados em programas do município. “Temos certeza de que se trata de algo que realmente ajuda muito na melhoria dos resultados”, comentou o prefeito Hermes Pimentel.
O prefeito esclarece que as empresas para fornecimento do calcário, contratadas por meio de processos de licitação, vão fornecer o insumo conforme as solicitações que a Secretaria de Agricultura fizer durante um ano para responder às necessidades dos produtores rurais.
“Essa parceria é importante para o município, para os agricultores e para o desenvolvimento da economia. Todos ganham com o aumento da produtividade, inclusive o consumidor, que terá produtos frescos, de qualidade e por um preço menor, pois serão produzidos aqui”, observou.
O secretário municipal de Agricultura acrescenta ainda que neste momento o insumo está sendo destinado a produtores já cadastrados e que fazem parte dos programas diversos da Prefeitura, porém o setor continua recebendo novas inscrições.
“Manter as famílias trabalhando no campo e produzindo com excelência é uma das determinações do nosso prefeito, por isso continuaremos lutando para ampliar a área de atuação dos programas municipais de incentivo ao homem do campo”, finalizou.
OBemdito com Assessoria
A execução acontece através de mão de obra e equipamentos da Prefeitura, além de recursos…
A carga de cigarros contrabandeados totalizou 9 caixas e foi entregue na Polícia Federal de…
Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…
A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…
Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde
Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas
Este site utiliza cookies
Saiba mais