Umuarama

Secretaria de Saúde confirma mais dois casos de dengue em Umuarama, além de 55 suspeitos

A Secretaria de Saúde registrou dois casos de dengue em Umuarama nesta semana, elevando para 56 o total acumulado desde agosto/2022. Há também 55 suspeitas aguardando testes que podem confirmar ou descartar novos casos, enquanto 379 exames – do total de 482 notificações registradas até o momento – tiveram resultado negativo.

O boletim semanal divulgado nesta sexta-feira, 25, indica que as unidades de saúde do Conjunto Ouro Branco e do Jardim São Cristóvão seguem em situação de alerta, devido ao número de confirmações nos bairros próximos (respectivamente oito e cinco positivos).

A UBS Vitória Régia também desponta com seis casos, enquanto as demais localidades registram baixa incidência da doença. Desde o início do período de acompanhamento 2022/2023 não houve óbitos nem casos graves de dengue em Umuarama.

Para reforçar as ações de controle da dengue, o Serviço de Vigilância Ambiental realiza neste sábado, 26, o ‘Dia D’ de combate ao mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti. As atividades serão das 8h30 às 11h na Praça Arthur Thomas. Além de orientações preventivas, a população terá atrativos como cama elástica, distribuição gratuita de pipoca e algodão-doce e aferição de pressão arterial com estudantes do curso de Técnico em Enfermagem.

Haverá ainda exposição de animais peçonhentos (cobras e escorpiões) com a equipe da Vigilância Ambiental, vacinação contra a covid-19 (necessário levar a carteirinha) um posto de arrecadação de brinquedos novos ou usados, em bom estado, da campanha realizada pelo Serviço Social do Comércio (Sesc/Umuarama). As doações serão destinadas a instituições que acolhem crianças em situação de vulnerabilidade.

As ações do dia nacional de mobilização contra a dengue serão realizadas em conjunto entre a Secretaria Municipal de Saúde, a Vigilância Ambiental, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) e o Sesc, além de outros apoiadores. A equipe de campo também distribuirá panfletos nos comércios próximos, conscientizando a população sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito.

A orientação geral é eliminar recipientes que acumulem água, manter calhas desobstruídas, colocar areia nos pratinhos e vasos de plantas. “É importante reservar um tempinho diário para uma vistoria nos quintais das residências, pátios e calçadas dos estabelecimentos comerciais. A prevenção é o melhor caminho para evitar a disseminação da dengue em nossa cidade”, completou a coordenadora da Vigilância Ambiental, Renata Luzia Ferreira.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

7 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

7 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

7 horas ago

Programação de Natal movimenta Cruzeiro do Oeste com espetáculos e passeio do Papai Noel

Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio

8 horas ago

Ação entrega óculos gratuitamente para alunos da rede municipal de Umuarama

O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…

8 horas ago

Medo de ataque escolar leva mãe a entregar armas em igreja no Paraná

PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia

9 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais