Foto: Assessoria PMU
A Secretaria de Saúde registrou dois casos de dengue em Umuarama nesta semana, elevando para 56 o total acumulado desde agosto/2022. Há também 55 suspeitas aguardando testes que podem confirmar ou descartar novos casos, enquanto 379 exames – do total de 482 notificações registradas até o momento – tiveram resultado negativo.
O boletim semanal divulgado nesta sexta-feira, 25, indica que as unidades de saúde do Conjunto Ouro Branco e do Jardim São Cristóvão seguem em situação de alerta, devido ao número de confirmações nos bairros próximos (respectivamente oito e cinco positivos).
A UBS Vitória Régia também desponta com seis casos, enquanto as demais localidades registram baixa incidência da doença. Desde o início do período de acompanhamento 2022/2023 não houve óbitos nem casos graves de dengue em Umuarama.
Para reforçar as ações de controle da dengue, o Serviço de Vigilância Ambiental realiza neste sábado, 26, o ‘Dia D’ de combate ao mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti. As atividades serão das 8h30 às 11h na Praça Arthur Thomas. Além de orientações preventivas, a população terá atrativos como cama elástica, distribuição gratuita de pipoca e algodão-doce e aferição de pressão arterial com estudantes do curso de Técnico em Enfermagem.
Haverá ainda exposição de animais peçonhentos (cobras e escorpiões) com a equipe da Vigilância Ambiental, vacinação contra a covid-19 (necessário levar a carteirinha) um posto de arrecadação de brinquedos novos ou usados, em bom estado, da campanha realizada pelo Serviço Social do Comércio (Sesc/Umuarama). As doações serão destinadas a instituições que acolhem crianças em situação de vulnerabilidade.
As ações do dia nacional de mobilização contra a dengue serão realizadas em conjunto entre a Secretaria Municipal de Saúde, a Vigilância Ambiental, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) e o Sesc, além de outros apoiadores. A equipe de campo também distribuirá panfletos nos comércios próximos, conscientizando a população sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito.
A orientação geral é eliminar recipientes que acumulem água, manter calhas desobstruídas, colocar areia nos pratinhos e vasos de plantas. “É importante reservar um tempinho diário para uma vistoria nos quintais das residências, pátios e calçadas dos estabelecimentos comerciais. A prevenção é o melhor caminho para evitar a disseminação da dengue em nossa cidade”, completou a coordenadora da Vigilância Ambiental, Renata Luzia Ferreira.
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais