Umuarama

Amerios: Municípios se unem para impulsionar o turismo regional

Representantes dos 21 municípios membros da Associação dos Municípios Entre Rios (Amerios) e da sociedade civil organizada, além de empresários do trade turístico regional, reuniram-se na última semana para a assembleia ordinária de constituição da nova Instância de Governança Regional (IGR), que criou a Agência de Desenvolvimento Cultural e do Turismo Sustentável do Noroeste do Paraná (Adetur – Caminho das Águas).

No encontro, realizado em 17/11 na sede da Amerios, em Umuarama, foi apresentado todo o histórico do processo que resultou no desmembramento da região turística Corredores das Águas, desde as oficinas realizadas com o apoio da Paraná Turismo, a gestão, composição e formação, até a criação da Adetur – Caminho das Águas.

Após aprovação do estatuto e regimento interno foram eleitos a diretoria e o conselho fiscal que darão início aos trabalhos em prol do desenvolvimento turístico na região. A diretoria terá como presidente José Antônio Móvio (do Recanto Girassol), vice Geni Bock de Faria (Café Faria – Café com trilha), o diretor administrativo e financeiro Jean Carlos Azevedo (Innova Assessoria/Visite Porto Camargo) e a diretora técnica Andrielli de Souza Silva (One Ambiental). Os suplentes eleitos foram Renato Barbosa Pedroso (BP Turismo & Eventos) e Luís Torres (Espaço Torres).

Já o conselho fiscal será composto por representantes do poder público e da iniciativa privada de Tapira, Cruzeiro do Oeste, pelo secretário da Indústria e Comércio de Umuarama, Marcelo Adriano Lopes da Silva, tendo como suplente Nayara Raposo (do Coripa) e da Azul Linhas Aéreas.

O cenário atual do turismo na região e os compromissos que os municípios precisam assumir com a iniciativa privada para fortalecer o setor também estiveram na pauta da reunião, bem como os principais desafios para a regionalização turística.

As IGRs foram criadas pela Paraná Turismo porque em todo o processo que envolve planejamento, desenvolvimento e implementação de planos estratégicos de desenvolvimento do turismo é necessário uma organização que se encarregue da região turística específica, desde o planejamento até o monitoramento.

“É necessário reconhecer, institucionalizar e fortalecer uma organização representativa dos poderes público, privado, do terceiro setor e da sociedade civil organizada dos municípios componentes da região turística, que é denominada Instância de Governança Regional. No Paraná temos 15 regiões turísticas e todas elas possuem sua IGR reconhecida e institucionalizada”, explicou o secretário Marcelo Adriano, responsável também pela área do turismo em Umuarama.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Concessionária Uvel promove liquidação histórica com Operação Limpa Pátio

Campanha oferece descontos inéditos, bônus na troca e condições de fábrica

23 minutos ago

Quatro homens morrem em confronto com a Rone no Paraná

Suspeitos reagiram à abordagem policial em Piraquara; grupo era investigado por furto a imóvel de…

39 minutos ago

Colisão traseira derruba motociclista na PR-482 durante lentidão no trânsito

Colisão traseira ocorreu na manhã desta quinta (4), entre Maria Helena e Umuarama

60 minutos ago

Estudante de Umuarama conquista 3º lugar nacional na Maratona Tech

Amanda Nagera, aluna da Escola Durval Seifert, se destaca em competição nacional de tecnologia

1 hora ago

Prefeitura de Umuarama presta homenagem ao menino Levi, morto após atropelamento

Administração municipal divulgou nota de pesar que expressa solidariedade à família

2 horas ago

Pancadaria com “cadeiradas” em bar na avenida Tiradentes mobiliza PM; assista o vídeo

Três homens se envolveram em uma briga que chamou a atenção de várias pessoas no…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais