Foto: Vatican News
Tradicionalmente o Papa Francisco recebe vários grupos na audiência geral realizada na Praça de São Pedro. Nesta quarta-feira (16) o Pontífice recebeu peregrinos da Diocese do Divino Espírito Santo de Umuarama.
De acordo com a assessoria da Diocese de Umuarama, se trata de um grupo de pessoas que foram o Vaticano em uma viagem particular e participaram da audiência que o Papa faz as quartas-feiras, que são abertas ao público.
Papa Francisco aproveitou a audiência com milhares de pessoas para fazer um novo apelo para a atormentada Ucrânia, atingida por um forte ataque de mísseis na manhã de quarta (16). Depois de saudar os vários grupos presentes, o Pontífice recordou também as vítimas do atentado de domingo passado em Istambul. Confira abaixo:
“Saúdo cordialmente os peregrinos de língua francesa, especialmente os colégios Fénelon e Blomet de Paris, a paróquia do Sagrado Coração de Jesus de Turgeau no Haiti e a paróquia de Herrlisheim.
Irmãos e irmãs, diante das dificuldades e problemas da vida, às vezes nos sentimos desamparados, desanimados e aborrecidos. Pedimos a graça de Deus para enfrentar a prova com decisão e com fé no abandono total à Providência divina. Deus o abençoe!
Dou as boas-vindas a todos os peregrinos de língua inglesa presentes na audiência de hoje, especialmente os da Inglaterra, Dinamarca, Holanda, Indonésia, Canadá e Estados Unidos da América. Sobre todos vós invoco a alegria e a paz de Cristo nosso Senhor. Deus o abençoe!
Queridos irmãos e irmãs de língua alemã, no próximo domingo, último do ano litúrgico, celebraremos a solenidade de Cristo Rei. Confiemo-nos ao Senhor da história em todas as tribulações do nosso tempo, na certeza de que em no trono da Cruz derrotou o mal e a morte.
Saúdo cordialmente os peregrinos de língua espanhola. Peçamos a Jesus crucificado, despojado de todo, que clama a seu Pai: “Deus meu Deus, Deus meu porque me abandonou”, o que nos ajuda a segui-lo também na desolação, dando-nos uma fé sólida, uma esperança inquestionável e uma caridade capaz de nos abandonarmos incondicionalmente à nossa vontade. Muito obrigado.
Saúdo os vários grupos de peregrinos de língua portuguesa, especialmente o Instituto Missionário “Servos de Jesus Salvador”, os fiéis de Curitiba e Umuarama, os representantes da “Rádio Renascença” de Portugal. Jamais deixe que nuvens em seu caminho os impeçam de irradiar a glória e a esperança depositada em vocês, sempre louvando ao Senhor em seus corações, agradecendo a Deus Pai por tudo. Deus o abençoe!
Saúdo os fiéis de língua árabe. Diante das dificuldades, nunca desanime, mas enfrente a prova com decisão, com a ajuda da graça de Deus que nunca nos falta. Que o Senhor abençoe a todos e os proteja sempre de todo mal!
Acolho os peregrinos polacos. Saúdo os membros da Fundação soar e os artistas da Polónia, Ucrânia, Israel e outros países, participantes no Festival dos Salmos de David, que vieram a Roma para apresentar o concerto “Salmos de Paz e Misericórdia”. Espero que este evento artístico e espiritual favoreça resoluções e projetos de fraternidade e concórdia. Minha bênção a todos.
Recebi com dor e preocupação a notícia de um novo e ainda mais forte ataque com mísseis contra a Ucrânia, que causou mortes e danos a muitas infraestruturas civis. Rezemos para que o Senhor converta os corações daqueles que ainda apostam na guerra e faça prevalecer o desejo de paz para a atormentada Ucrânia, para evitar qualquer escalada e abrir caminho para um cessar-fogo e diálogo.
Dou cordiais boas-vindas aos peregrinos de língua italiana. Em particular, saúdo os Pequenos Apóstolos da Redenção reunidos no capítulo geral, os religiosos da União dos Superiores Maiores da Itália, a comunidade do Seminário Leoniano de Anagni – fazem-se ouvir estes seminaristas – com alguns Bispos do Lácio: Eu exorto a todos a avançar com coragem, consolidando os propósitos de fidelidade ao Senhor e à Igreja.
Dou as boas-vindas ao Corpo de Bombeiros de Abruzzo com alegria: muito obrigado por seu importante trabalho. Quando rezo pelos bombeiros, peço uma graça para eles: que não tenham trabalho. Saúdo depois os fiéis de Bisceglie e os de Moiano e faço votos por que a vossa peregrinação seja rica de frutos espirituais em benefício das respetivas comunidades eclesiais.
Elevo a minha oração pelas vítimas inocentes do atentado terrorista ocorrido nos últimos dias em Istambul. Nossa oração incessante é também pela atormentada Ucrânia: que o Senhor dê aos ucranianos consolo, força nesta provação e dê esperança de paz. Podemos orar pela Ucrânia, dizendo: “Depressa, Senhor”.
Por último, como de costume, o meu pensamento dirige-se aos jovens, aos doentes, aos idosos e aos recém-casados. Seguindo o exemplo de Santa Margarida da Escócia e Santa Gertrude, cuja memória celebramos hoje, busque sempre em Jesus a luz e o apoio para todas as suas escolhas na vida diária. Minha bênção a todos!”.
Os seguintes grupos estiveram presentes na audiência geral de quarta-feira na Praça de São Pedro:
Do Brasil: grupo do Instituto Missionário Servos de Jesus Salvador; Paróquia Sagrado Corações de Jesus e Maria, de Curitiba; Peregrinos da Diocese do Divino Espírito Santo de Umuarama.
De vários países: Participantes do Capítulo Geral dos Pequenos Apóstolos da Redenção; Religiosa da Ordem Terceira Regular de São Francisco; Irmãos das Escolas Cristãs; Missionários Claretianos; religiosos participando do curso promovido pela Usmi.
Da Itália: Comunidade do Pontifício Seminário Leoniano de Anagni, com alguns Bispos da Conferência Episcopal do Lácio; Grupos de fiéis das paróquias: Sant’Elpidio, em Sant’Elpidio a Mare; Sant’Andrea, em Viterbo; Santa Maria della Rosa, em San Vittore del Lazio; San Pietro, em Bisceglie; San Pietro, em Moiano; Santa Bárbara, em Ariano Irpino; Spirito Santo, em Castellammare di Stabia; Santo Antônio de Pádua, em Reggio Calabria; Paróquias de Colli del Tronto; e de Portobuffolè; Associação dos Bombeiros Nacionais, Abruzzo; Associação Mornese Liguria Ponente; Associação “I Bindun”; A Associação dos Ressuscitados de Castel Volturno; Grupo histórico do Batalhão Alpini, de L’Aquila; grupo do centro social de North Pescara; Centro Idoso San Giorgio, em Vico nel Lazio; Coro da montanha Sass Maor, de Primiero; Grupo Unitre, de Canale; Companhia San Pio, de Benevento; Grupos de estudantes: Collegio Rotondi, de Gorla Minore; Colégio Francesco Redi, de Arezzo; Instituto Fermi, de Bagnara Calabra; Instituto Maria Auxiliadora, de San Donato Milanese; Instituto Marvasi-Vizzone, de Rosarno; Grupos de fiéis do Pórtico de Caserta.
Casais recém-casados. Grupos de fiéis de: República Tcheca; Romênia; Ucrânia; Eslováquia; Croácia; Eslovênia. Da Polônia: Alunos da Escola Primária “Żywioły” de Płońsk, juntamente com os seus professores; peregrinos da freguesia de st. Nicolau em Niedzbórz (diocese de Płock); peregrinos individuais da Polônia e do exterior.
Da França: Paróquia de Herrlisheim; Escola Blomet, de Paris; Escola Fenelon, Paris. Do Haiti: Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, de Turgeau. De Espanha: grupos de peregrinos. Do México: grupos de peregrinos das dioceses de Chihuahua, Querétaro, Toluca. De Guatemala: grupo de peregrinos.
De Portugal: grupos de peregrinos; grupo Rádio Renascença. Do Reino Unido: Peregrinos da St. Joseph’s Church, Leicester. Da Holanda: Alunos e professores da University of Applied Sciences, Utrecht. Da Indonésia: Um grupo de representantes da Associação de Jornalistas Católicos da Indonésia. Do Canadá: Peregrinos de Edmonton, Alberta.
Dos Estados Unidos da América: Peregrinos do seguinte: Arquidiocese de Galveston-Houston; Diocese de Sacramento, Califórnia; Peregrinos das seguintes paróquias: St. Matthew, Cedar Rapids, Iowa; Santa Rosa de Lima, Baxley, Geórgia; St. George, Valley Lee, Maryland; Adorno Fathers, Ramsey, Nova Jersey; São Tomás, o Apóstolo, Glen Mills, Pensilvânia; Santa Bernadette, Springfield, Virgínia.
Da Dinamarca: Escola de Nossa Senhora, Naestved. Da República Federal da Alemanha: grupos de peregrinos de: Eining; Rottweil. Grupo de viagens de estudo Karlsruhe.
(OBemdito, com informações do site L’Osservatore Romano)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais