Foto: Assessoria
Com uma equipe de 15 psicólogos, o Serviço de Atendimento Psicológico (SAP) da Secretaria de Saúde de Umuarama realizou nada menos que 2.336 atendimentos durante o mês de outubro.
São pacientes de todas as idades, encaminhados por todas as unidades básicas de saúde do município e dos distritos. A UBS que mais encaminhou foi a Guarani/Anchieta e as demandas mais recebidas foram depressão, ansiedade e conflitos familiares.
Nathalia Ynae Marrique Giroldo, psicóloga responsável pelo SAP, relata que o número de pessoas que buscam atendimento tem aumentado mês após mês.
“No auge na pandemia de coronavírus, houve limitação nos atendimentos devido às restrições impostas aos contatos presenciais, porém os encaminhamentos foram crescendo gradativamente há cerca de um ano. A maioria dos pacientes é composta por mulheres, mas também atendemos a muitos homens, crianças, adolescentes, idosos”, conta.
Ela explica que, por haver muitos pacientes para serem atendidos, o agendamento é feito após ele ser cadastrado em uma fila.
“São realizados em média 143 atendimentos por dia. Os casos urgentes são encaixados diretamente. Outro dado interessante é que não temos nenhuma criança com transtorno do espectro autista (TEA) aguardando atendimento em fila de espera: 97 delas estão em processo de atendimento neste momento”, relata.
O SAP atende a crianças com idade a partir de 6 anos até idosos com mais de 90 anos. “Crianças com TEA, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e transtorno opositor desafiador (TOD) já começam a ser atendidas a partir de um ano de vida. E as consultas (sessões) são realizadas conforme as necessidades, variando de acordo com a demanda, podendo ser semanais ou quinzenais”, informa.
O secretário Herison Cleik da Silva Lima acrescenta que, além do SAP, a Secretaria de Saúde de Umuarama disponibiliza ainda o Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS II), que atende prioritariamente adultos em intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso de substâncias psicoativas.
“Também atendem a outras situações clínicas que impossibilitem a pessoa de estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida”, especifica, indicando que o serviço é prestado pela Clínica Psiquiátrica Santa Cruz.
SERVIÇO – SAP – Serviço de Atendimento Psicológico – Rua Desembargador Lauro Lopes nº 3550 (fundos do Hemonúcleo) – Informações: (44) 3906-1159 e 98402-9642.
OBemdito com Assessoria
A execução acontece através de mão de obra e equipamentos da Prefeitura, além de recursos…
A carga de cigarros contrabandeados totalizou 9 caixas e foi entregue na Polícia Federal de…
Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…
A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…
Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde
Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas
Este site utiliza cookies
Saiba mais