Brasil

Benigna Cardoso da Silva será beatificada no Ceará nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira (24), às 17h, no Parque de Exposições na cidade de Crato, no estado do Ceará, a Benigna Cardoso da Silva será beatificada. O Papa Francisco nomeou o cardeal Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus, para presidir a solenidade de beatificação da mártir.

A festa de beatificação começou no último sábado (15), em que a Diocese de Crato organiza a 19ª Romaria da Benigna. A romaria segue até 25 de outubro, com novenas e missas diárias em honra à próxima beata do Brasil e a primeira do Ceará.

História da Serva de Deus

Benigna Cardoso da Silva nasceu em 15 de outubro de 1928, em Santana do Cariri (CE). Era muito religiosa e temente a Deus. A menina era assediada por um colega de escola e rejeitava as propostas dele. Porém, em uma tarde de sexta-feira, Raul Alves, sabendo que ela costumava buscar água perto de casa, escondeu-se atrás do mato e a abordou, tentando abusá-la. Como Benigna resistiu e dizia “não” com veemência, o rapaz a golpeou com um facão e a matou.

Na época do assassinato, o padre Cristiano Coelho Rodrigues, que foi mentor espiritual da menina, escreveu a seguinte nota ao lado do seu registro de batismo: “Morreu martirizada, às 4 horas da tarde, no dia 24 de outubro de 1941, no sítio Oiti. Heroína da Castidade, que sua santa alma converta a freguesia e sirva de proteção às crianças e às famílias da Paróquia. São os votos que faço à nossa santinha”.

O martírio de Benigna foi reconhecido pelo Papa Francisco em outubro de 2019. Inicialmente, sua beatificação havia sido marcada para 21 de outubro de 2020, mas, foi adiada por causa das medidas impostas para o combate à pandemia da Covid-19.

Oração pela beatificação de Benigna Cardoso

Ó Deus Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, nós vos adoramos, louvamos e bendizemos! Nós vos agradecemos pela vida e o testemunho de Benigna, que preferiu morrer para não cometer pecado, oferecendo-vos sua vida em plena adolescência, defendendo sua pureza e sua virgindade. Nós vos pedimos, ó Pai, a graça e a alegria de viver o Evangelho do vosso Filho expressas na vida de Benigna. Nós vos pedimos, ainda, segundo a vossa santa vontade, que Benigna seja associada ao número dos bem-aventurados em vossa Santa Igreja, como modelo de vida cristã a ser seguido, sobretudo, pela nossa juventude.

Que os nossos adolescentes e jovens, guiados pelo vosso Espírito, sejam imitadores das heroicas virtudes de Benigna, fortes na fé e na esperança.

Virgem Maria, Mãe de Deus e da Igreja, Rainha dos Mártires e das Virgens, intercedei por nós, como nossa advogada junto a Deus Trindade, para que possamos, como Benigna, viver no caminho da santidade. Amém!

(Com aprovação eclesiástica – Dom Magnus Henrique Lopes, OFMcap. – Bispo Diocesano)

(Reportagem: Assessoria de Imprensa Diocesana. Fonte: Vatican News | Diocese de Crato)

Redação

Recent Posts

Dono de burro que precisou de eutanásia é multado em R$ 3 mil pela Polícia Ambiental

A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Umuarama aplicou uma multa no valor de R$ 3…

5 horas ago

Condutor de moto fica em estado grave após colisão com ciclista na Estrada Canelinha

Uma colisão envolvendo uma moto e uma bicicleta na noite desta terça-feira (7) em Umuarama…

6 horas ago

A geografia do crime e o desafio para encontrar os suspeitos da chacina de Icaraíma

A inclusão de dois suspeitos da chacina de Icaraíma na lista internacional de procurados da…

7 horas ago

São Jorge do Patrocínio recebe noite de louvor e adoração com o ministério Filhos do Homem

São Jorge do Patrocínio será palco de uma noite dedicada à fé e à música…

7 horas ago

Umuarama: Moto furtada de trabalhador é localizada; confira o vídeo do momento do crime

A Polícia Militar (PM) registrou o furto de uma moto de um jovem trabalhador na…

8 horas ago

Carro e motocicleta se envolvem em acidente em cruzamento de avenidas de Umuarama

Um acidente de trânsito envolvendo um carro e uma motocicleta foi registrado pela Polícia Militar…

8 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais