Umuarama

(Vídeo) Mesmo com maioria, Projeto que previa reeleição da Mesa Diretora é rejeitado

Apesar de ter tido a maioria dos votos, o Projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal 1/2022, que possibilitaria a reeleição dos membros da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Umuarama, foi reprovado durante sessão extraordinária realizada na manhã desta sexta-feira (21).

De autoria dos vereadores Antonio Aparecido dos Santos “Pé Duro”, Clebão dos Pneus, Newton Soares, Ronaldo Cruz Cardoso e Cris das Frutas, o Projeto recebeu seis votos favoráveis, no entanto, como propunha alterar Lei Orgânica da Casa, precisaria de um terço dos votos, ou seja, a aprovação de sete dos dez vereadores.

Com os votos contrários de Ana Novais, Sorrisal, Ednei do Esporte e Pé Duro, que era um dos vereadores que assinavam o Projeto, a mudança foi rejeitada.

Atualmente a Mesa Diretora é formada pelos vereadores, Fernando Galmassi, presidente, Cris das Frutas, vice-presidente, Clebão, 1º Secretário e Ronaldo Cardoso, 2º Secretário. Com a rejeição da alteração da Lei Orgânica da Casa, a Mesa Diretora fica proibida de ser reconduzida.

Para o atual presidente, Fernando Galmassi, que votou pela aprovação, a reprovação do Projeto sepultou a possibilidade dele se candidatar novamente. Em entrevista a OBemdito afirmou que está com a consciência tranquila e que a oportunidade de se candidatar novamente daria a ele condições para continuar com o trabalho que vem fazendo na Casa.

“Para mim era uma possível opção de montar uma chapa, uma vez que fiz um trabalho como presidente. Saio de cabeça erguida, não posso montar uma chapa, mas continuo fazendo o meu trabalho como vereador”, declarou.

Já para a vereadora Ana Novais, que votou pela reprovação, a decisão foi acertada porque abre a possibilidade dos demais vereadores também disputarem a eleição para a direção do Legislativo.

“É uma forma para que outros vereadores possam fazer parte da Mesa Diretora da Câmara Municipal de forma democrática. Já teve dois anos uma mesa diretiva que comandou agora abre a oportunidade para uma renovação dos trabalhos da Câmara”, destacou.

Depois da reprovação Projeto de Emenda, um outro Projeto de Resolução, o 7/2022, que tinha o mesmo teor, foi retirado da pauta de votação da sessão. Isso porque, segundo o procurador da Câmara, o advogado Diemerson Castilho, uma decisão não poderia se sobrepor a outra.

“A Lei Orgânica é como se fosse a Constituição Federal do município. Aprovando a possibilidade de uma recondução, o regimento interno da Casa deveria regulamentar isso. Uma vez que não foi aprovado, então se retira o regulamento, senão ficaria em descompasso com a Lei Orgânica do Município”, afirmou ao destacar que o Projeto poderá ser discutido novamente em 2023.

Relembre o início da discussão sobre a reeleição da Mesa Diretora da Câmara.

Outros Projetos

Durante as duas sessões extraordinárias, que foram realizadas após  aprovação de um requerimento dispensado o espaço de tempo entre uma e outra, também foram votados e aprovados, por unanimidade, outros cinco Projetos de Lei.

Entre eles o PLO 106/2022, que institui a Política de Cotas Raciais por meio da reserva de vagas a afrodescendentes nos concursos públicos do município, além de Projeto de Lei Complementar,  que amplia o número de vagas de cargos públicos para a Secretaria de Educação. 

Os demais Projetos aprovados estavam ligados a desafetação de bens públicos.

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Foto: Danilo Martins/OBemdito
Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Surto psicótico mobiliza PM e Samu no Jardim Morumbi, em Altônia

Um episódio de surto psicótico mobilizou equipes da Polícia Militar (PM) e do Serviço de…

24 minutos ago

Jovem empina moto na frente da PM e tem veículo apreendido em Iporã

Um jovem empinou uma moto na frente da Polícia Militar (PM) e teve o veículo…

40 minutos ago

Dupla de moto rouba barraca de lanches em Serra dos Dourados e danifica celular da vítima

Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…

1 hora ago

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

15 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

16 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

17 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais