Diocese de Umuarama
O Bispo Emérito da Diocese de Umuarama, Dom José Maria Maimone, completa nesta quinta-feira (6), 90 anos de idade. A data foi comemorada com uma missa de ação de graças na Catedral do Divino Espirito Santo. A celebração também foi transmitida pela página da Diocese nas redes sociais.
Em recente entrevista a jornalista Érica Bolonhezi, assessora de Comunicação da Diocese, Dom Maimone, recordou o início da Diocese, que ele ajudou a fundar.
“Começar a Diocese do zero para mim foi uma vantagem muito grande porque foi começar uma construção. A gente pode comparar com a construção de uma casa ou reforma. A reforma não fica ideal, agora quando a gente constrói a casa fica mais bonita, mais funcional, mais do jeito que a gente gosta. Foi uma benção de Deus começar do nada”, destacou.
Dom José Maria Maimone tem 61 anos de ordenação presbiteral e 49 anos de ordenação episcopal. Ele nasceu em Astolfo Dutra/MG em 1932, formou-se Técnico em Contabilidade em 1951, em Londrina/PR e ingressou no Seminário dos Padres Palotinos, em 1955.
Foi ordenado padre no dia 29 de junho de 1961, em Londrina, e bispo no dia 29 de junho de 1973, em Roma, pelo Papa Paulo VI, para ser o primeiro bispo da recém-criada Diocese de Umuarama.
Dom José estudou filosofia em Londrina/PR e teologia na Faculdade Nossa Senhora da Assunção em São Paulo/SP, onde recebeu o título de bacharel, em 1962. Estudou Teologia Espiritual no Pontifício Instituto Teresianum, em Roma, recebendo o título de ‘Perito em Espiritualidade’, em junho de 1973.
Como padre exerceu seu ministério em Londrina e Curitiba. De 1972 a 1973, foi Consultor-Geral da Sociedade do Apostolado Católico (Palotinos), em Roma, na Itália. Exerceu seu episcopado na Diocese de Umuarama de 1973 a 2002, quando o Papa João Paulo II aceitou sua renúncia, se tornando assim, Bispo Emérito.
Dom José é autor de vários livros e sua última obra publicada, foi “Apenas um Coração Decidido”, escrito por Sonia Maria Dornellas, onde conta alguns dados biográficos e da Diocese.
(OBemdito e Assessoria de Comunicação da Diocese)
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Feirantes apostam na onda dos alimentos higienizados e picados, que conquista cada vez mais adeptos
A equipe que opera o helicóptero Arcanjo 01, em atuação no Verão Maior Paraná, utilizou…
Um homem de 21 anos morreu após ser atropelado na madrugada deste domingo (18) na…
Um homem de 37 anos ficou gravemente ferido após ser atacado com um facão na…
Este site utiliza cookies
Saiba mais