Umuarama

Locais de votação em Umuarama amanhecem cheios de santinhos neste domingo

Mais uma eleição e mais uma vez o derramamento de santinhos é registrado em Umuarama. Os colégios eleitorais do município amanheceram neste domingo (2) cheios das propagandas de candidatos no chão.

O chamado ‘voo da madrugada’ é uma prática antiga adotada por partidos e coligações e considerada irregular pelos órgãos de fiscalização. Por vezes acaba alcançando o objetivo, que é captar aquele eleitor que ainda está indeciso e pega um dos papéis jogados no chão para votar.

Por outro lado, a prática está cada vez mais sendo condenada pelos cidadãos que vão às urnas, por emporcalhar as ruas, gerar resíduos e poder até mesmo ocasionar acidentes, como quedas decorrentes de escorregões.

OBemdito esteve no final da madrugada em frente a alguns locais de votação, como os Colégios Estaduais Monteiro Lobato, Bento Mossurunga e Professor Paulo Alberto Tomazinho (Ceppat). Em todos eles havia muitos santinhos no chão e até mesmo as caixas de papelão em que eles estavam armazenados foram arremessadas no meio da rua.

Teve morador que é vizinho que mora perto dos colégios eleitorais que logo cedo pegou a vassoura ou o soprador de folhas para limpar a frente de suas casas.

O Ministério Público do Paraná (MPPR) divulgou informações sobre o derrame de santinhos. O servidor Guilherme Frank Silva, que trabalha na Coordenadoria das Promotorias Eleitorais do MPPR disse que a ‘chuva de santinhos’ é proibida pela legislação eleitoral e pode inclusive caracterizar crime de propaganda de boca de urna.

“Contudo, a legislação não possui um dispositivo específico atribuindo a responsabilidade pela limpeza aos candidatos ou aos partidos políticos, função que acaba ficando a cargo da própria limpeza pública dos municípios”, informa Silva.

Jaqueline Mocellin

Olá, eu sou Jaqueline Mocellin e trabalho no site OBemdito desde dezembro de 2016. Atuo como jornalista e editora. Sou formada em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), pós-graduada em Comunicação, Educação e Artes pela Unipar/Cascavel e atualmente curso Direito na UniAlfa Faculdade. Estou sempre em busca da emoção que o jornalismo pode proporcionar. Sou apaixonada pela minha profissão, levo muito a sério a ética de trabalho e a correta apuração dos fatos.

Recent Posts

‘Danoninho’ conquista ouro em campeonato internacional de jiu-jítsu em Curitiba

O atleta Nycollas Matheus, de 10 anos, voltou a colocar o nome de Umuarama em…

17 minutos ago

PCPR fecha ponto de tráfico e conduz dois homens e adolescente em Cruzeiro do Oeste

A Polícia Civil do Paraná fechou um ponto de tráfico de drogas e prendeu dois…

34 minutos ago

Garis de Umuarama sofrem acidentes com agulhas e seringas descartadas no lixo comum

O descarte inadequado de agulhas, seringas e outros materiais perfurocortantes têm causado acidentes de trabalho…

59 minutos ago

Licença de Ademir Cabeção vence e notificação para cassação segue sem sucesso

A licença do vereador Ademir Leite da Silva (PL), conhecido como Ademir Cabeção, expirou na…

1 hora ago

Homem morre em grave acidente envolvendo três veículos na PR-239

Um grave acidente de trânsito registrado na tarde desta terça-feira (7) deixou um homem morto…

2 horas ago

Prefeitos da Amerios cobram mais agilidade na transferência de pacientes pela Central de Leitos

Prefeitos da Associação dos Municípios do Entre Rios (Amerios) se reuniram nesta terça-feira com o…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais