Umuarama

Passagem do transporte coletivo em Umuarama passa a custar R$ 4 a partir de segunda-feira

O prefeito Hermes Pimentel assinou nesta sexta-feira (30) o Decreto n° 256/2022, que concede redução no valor da tarifa do transporte coletivo urbano de passageiros em Umuarama. E, já a partir da próxima segunda-feira (3), a passagem da ‘circular’, como é popularmente conhecida, passa a ser R$ 4.

O preço reduzido será o mesmo tanto para quem adquirir o vale-transporte (passe) por meio do cartão magnético Transcard ou para quem pagar diretamente na catraca.

O decreto estabelece ainda um desconto de 50% no valor da tarifa para todos os alunos dos ensinos fundamental e médio, que deverão estar devidamente uniformizados ou com a identificação escolar (carteirinha de estudante) fornecida pelo estabelecimento de ensino que esteja matriculado.

“Também asseguramos a gratuidade do transporte aos idosos, com idade acima de 65 anos, e pessoas com deficiência”, comenta Pimentel.

A Viação Umuarama também vai aumentar o número de linhas para melhor atender os usuários do sistema de transporte coletivo. “Várias linhas e horários haviam sido suprimidos total ou parcialmente. Agora, após nova negociação entre a administração municipal e a concessionária, vamos voltar gradativamente a ter os ônibus circulando na cidade e nos distritos”, observa Juraci Narciso, chefe da divisão de Transporte da Umutrans (Diretoria de Trânsito de Umuarama).

Ele conta que, conforme o novo acordo entre as partes, que analisou o pedido de reequilíbrio econômico-financeiro do contrato com a Viação Umuarama, a empresa vai aumentar em 10 mil quilômetros rodados por mês.

“Neste primeiro momento vamos dar atenção especial à linha que atende ao distrito de Lovat. E também vamos voltar com as linhas circulando nos finais de semana, especialmente no domingo, para que os idosos possam ir ao tradicional Baile do Vovô, em um pedido especial do prefeito Pimentel”, observa.

O secretário da Sestram (Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana), Elizeu Vital da Silva, detalha ainda que os créditos já creditados no Transcard antes da entrada em vigência do decreto, poderão ser utilizados até o dia 31 de outubro de 2022. “Após esta data, os valores de saldo do cartão serão convertidos em quantidades de unidades de transporte, tendo por referência o novo valor estabelecido”, explica.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Umuarama: Trecho em pavimentação na Estrada Iara já recebe capa asfáltica

A execução acontece através de mão de obra e equipamentos da Prefeitura, além de recursos…

6 horas ago

PM prende duas pessoas com cigarros contrabandeados em Umuarama

A carga de cigarros contrabandeados totalizou 9 caixas e foi entregue na Polícia Federal de…

7 horas ago

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

8 horas ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

8 horas ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

8 horas ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

9 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais