Umuarama

Bispo Emérito de Umuarama, Dom José Maria Maimone irá comemorar 90 anos com missa

Na próxima quinta-feira (6) Dom José Maria Maimone, Bispo Emérito e primeiro Bispo da Diocese de Umuarama, completará 90 anos de vida. Em comemoração, no mesmo dia, às 19h30, acontecerá uma Missa em ação de graças ao seu aniversário natalício, na Catedral de Umuarama.

Toda a comunidade diocesana está convidada.

Quem não puder comparecer, poderá acompanhar a celebração pelo Facebook da Diocese de Umuarama e da Paróquia Catedral Diocesana do Divino Espírito Santo e pelo Youtube da Diocese de Umuarama.

Dom José Maria Maimone tem 61 anos de ordenação presbiteral e 49 anos de ordenação episcopal. Ele nasceu em Astolfo Dutra/MG em 1932, formou-se Técnico em Contabilidade em 1951, em Londrina/PR e ingressou no Seminário dos Padres Palotinos, em 1955.

Foi ordenado padre no dia 29 de junho de 1961, em Londrina, e bispo no dia 29 de junho de 1973, em Roma, pelo Papa Paulo VI, para ser o primeiro bispo da recém-criada Diocese de Umuarama.

Dom José estudou filosofia em Londrina/PR e teologia na Faculdade Nossa Senhora da Assunção em São Paulo/SP, onde recebeu o título de bacharel, em 1962. Estudou Teologia Espiritual no Pontifício Institu­to Teresianum, em Roma, recebendo o título de ‘Perito em Espiritualidade’, em junho de 1973.

Como padre exerceu seu ministério em Londrina e Curitiba. De 1972 a 1973, foi Consultor-Geral da Sociedade do Apostolado Católico (Palotinos), em Roma, na Itália. Exerceu seu episcopado na Diocese de Umuarama de 1973 a 2002, quando o Papa João Paulo II aceitou sua renúncia, se tornando assim, Bispo Emérito.

Dom José é autor de vários livros e sua última obra publicada, foi “Apenas um Coração Decidido”, escrito por Sonia Maria Dornellas, onde conta alguns dados biográficos e da Diocese.

(Assessoria Diocese e OBemdito)

Jaqueline Mocellin

Recent Posts

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

11 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

12 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

12 horas ago

Programação de Natal movimenta Cruzeiro do Oeste com espetáculos e passeio do Papai Noel

Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio

12 horas ago

Ação entrega óculos gratuitamente para alunos da rede municipal de Umuarama

O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…

12 horas ago

Medo de ataque escolar leva mãe a entregar armas em igreja no Paraná

PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia

13 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais