Umuarama

Cruzamento das avenidas Goiânia e Castelo Branco ganha sinalização semafórica

A Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana (Sestram) implantou sinalização semafórica em mais um cruzamento de grande movimento da cidade – a avenida Goiânia com Presidente Castelo Branco, na Zona VI. A instalação do semáforo – acionado em amarelo intermitente desde terça-feira, 27 – é resultado de um trabalho de engenharia realizado pela Diretoria de Trânsito (Umutrans), considerando a contagem de veículos, o número de acidentes e a passagem de pedestres no local.

A diretora de Trânsito, Dianês Maria Piffer, explica que para definir pela instalação do dispositivo a Umutrans se baseia em dados estatísticos. “O semáforo objetiva orientar e regular o tráfego, embora seja visto como solução para acidentes. É uma ferramenta de apoio que, para ser realmente efetiva, é necessário que seja respeitada pelos motoristas”, afirmou.

Apesar dos pedidos da comunidade e de lideranças, a instalação depende do local apresentar determinado volume de veículos, entre outros fatores. “Tráfego mais acentuado às vezes aumenta o número de acidentes e a partir daí, por questão de segurança, o dispositivo passa a ser uma opção”, acrescentou a diretora.

A Umutrans monitora aquele cruzamento há mais de dois anos, desde que foi aberto o prolongamento da avenida Presidente Castelo Branco, a partir da Goiânia. Com a expansão habitacional da região, e sendo a principal ligação de vários bairros, condomínios e empresas com a Praça Sete de Setembro e o centro da cidade, o movimento de veículos não para de crescer no local. Como consequência aumenta também o volume de acidentes, alguns com feridos.

Antes do semáforo a Umutrans adotou algumas medidas nas imediações do cruzamento – instalou um ‘anjinho’ para conscientizar os motoristas sobre a velocidade, nas proximidades de um estabelecimento de ensino, reforçou a sinalização com placas e faixas pintadas no asfalto e a fiscalização.

O aumento dos acidentes levou a comunidade a solicitar medidas, por meio de seus representantes – como indicação do vereador Newton Soares na Câmara, ofício à Prefeitura e também pedidos do vereador Clebão dos Pneus, antigo morador da região. A expectativa da autoridade de trânsito, agora, é que a população se familiarize com o dispositivo e repeite a sinalização semafórica, principalmente os condutores de veículos.

“Quando os dados apontaram a necessidade do semáforo a Umutrans decidiu pela instalação, que aconteceu neste momento, também, devido à disponibilidade das peças e equipamentos”, completou Dianês Piffer. Com o reaproveitamento de porta-focos e do controlador, a aquisição de hastes e braços novos e a instalação do equipamento, o custo do semáforo ficou em cerca de R$ 90 mil.

O aumento dos acidentes levou a comunidade a solicitar medidas, por meio de seus representantes – como o vereador Clebão dos Pneus, antigo morador da região. A expectativa da autoridade de trânsito, agora, é que a população se familiarize com o dispositivo e repeite a sinalização semafórica, principalmente os condutores de veículos.

“Quando os dados apontaram a necessidade do semáforo a Umutrans decidiu pela instalação, que aconteceu neste momento, também, devido à disponibilidade das peças e equipamentos”, completou Dianês Piffer. Com o reaproveitamento de porta-focos e do controlador, a aquisição de hastes e braços novos e a instalação do equipamento, o custo do semáforo ficou em cerca de R$ 90 mil.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Umuarama: Trecho em pavimentação na Estrada Iara já recebe capa asfáltica

A execução acontece através de mão de obra e equipamentos da Prefeitura, além de recursos…

9 horas ago

PM prende duas pessoas com cigarros contrabandeados em Umuarama

A carga de cigarros contrabandeados totalizou 9 caixas e foi entregue na Polícia Federal de…

10 horas ago

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

11 horas ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

11 horas ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

11 horas ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

12 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais