Umuarama

Feirantes e consumidores umuaramenses recebem orientações sobre trânsito consciente

A programação da Semana Nacional do Trânsito termina neste domingo (25), em Umuarama, com uma ação educativa na feira livre da avenida Parigot de Souza, ao lado do Bosque dos Xetá. Na última quarta-feira (21), as atividades foram concentradas na feira do produtor, na avenida Dr. Ângelo Moreira da Fonseca, ao lado do Estádio Lúcio Pipino.

Devido à grande concentração de público, as feiras são espaços importantes para campanhas educativas, especialmente relacionadas ao trânsito – considerando o aumento constante da frota e o grande número de acidentes com vítimas.

“Das 8h às 12h nós teremos uma pista para experiência com óculos que simulam embriaguez. Eles permitem ao pedestre caminhar sob o efeito simulado do álcool, enfrentando dificuldades de equilíbrio, alteração na noção de distância e lentidão de reflexos, sensações que seriam potencializadas caso estivesse na direção de um veículo”, afirma a diretora de Trânsito do município, Dianês Maria Piffer.

As atividades da Semana do Trânsito contam com a participação dos agentes de trânsito do município, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Detran, com apoio da cooperativa de crédito Sicoob.

Além das visitas às feiras, durante toda a semana foram realizadas blitze educativas nas entradas e saídas de estabelecimentos de ensino, com distribuição de panfletos de orientação, visita de estudantes à minicidade da Escolinha Municipal de Trânsito, palestras para acadêmicos da Universidade Paranaense (Unipar) e alunos do Colégio Alfa e duas blitze de fiscalização de veículos e condutores.

Na campanha deste ano, a Umutrans priorizou as ações educativas. “Praticamente todas as ações se concentraram na orientação e educação dos motoristas, por meio de material produzido com o patrocínio do Sicoob”, destacou a diretora de Trânsito.

O sentido maior da Semana Nacional do Trânsito é prevenção. As equipes se concentraram na entrega de panfletos e orientação aos condutores, aproveitando o movimento nas entradas e saídas das escolas. “Queremos manter a trajetória de queda no número de vítimas de acidentes, apesar do aumento constante da frota de veículos do município”, completa Dianês Piffer.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Reduz número de jovens no Paraná que não trabalham ou estudam, aponta IBGE

O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…

3 minutos ago

Morador tem padrão de energia furtado nesta madrugada, em Goioerê

Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista

24 minutos ago

Letícia Ferreira da Silva toma posse como desembargadora no TJPR em sessão solene

Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…

53 minutos ago

Munição é encontrada na Avenida Paraná em Maria Helena

Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)

1 hora ago

Jovens são presos por desobediência e tráfico de drogas no Dom Pedro II

Situação ocorreu após denúncia anônima de venda de substâncias próximo a uma creche e a…

2 horas ago

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

13 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais